"Laços de Família" em seis cenas marcantes

Crédito das fotos: Reprodução/Divulgação/TV Globo

O que faz uma novela ser reconhecida como clássica? Uma história marcante? Temas atemporais? Diálogos bem escritos? Boas atuações? Se essa fosse uma pergunta de alternativas, seria necessário acrescentar a opção "todas as respostas anteriores". Eu diria, inclusive, que há outros elementos que podem justificar essa classificação a uma obra, como a capacidade de conquistar a empatia do público e uma direção que compreenda bem a proposta. 

Quem gosta dos clássicos do gênero tem um compromisso com a televisão a partir desta segunda-feira (7), com a reexibição de "Laços de Família", sucesso de Manoel Carlos que volta ao "Vale a Pena Ver de Novo". Para aqueles que não podem acompanhar ou preferem fazer isso no momento mais oportuno do dia, ainda neste mês, o folhetim entra no catálogo do Globoplay, na íntegra.

Reunindo características que viraram marcas registradas, como a ambientação da trama no Leblon e uma protagonista chamada Helena, Manoel Carlos construiu um folhetim que dificilmente sai da cabeça de quem acompanhou a exibição original, em 2000, ou alguma das reprises anteriores.

Em mais uma crônica do cotidiano, o autor sustentou a história nos sacrifícios feitos por Helena (Vera Fisher) pela felicidade da filha Camila (Carolina Dieckmann). Primeiro, a protagonista abre mão do amor por Edu (Reynaldo Gianecchini) quando descobre que a filha se apaixonou por ele. Depois, ainda desiste do relacionamento com Miguel (Tony Ramos) para engravidar de Pedro (José Mayer), que ela não amava mais, e usar as células-tronco do bebê para curar Camila de uma leucemia.

Mesmo com uma trama central forte, "Laços de Família" não tentou amenizar nas narrativas paralelas e trouxe à tona outros temas importantes, como violência urbana, prostituição e valores familiares, verdade seja dita, assuntos que aparecem rotineiramente nos trabalhos do autor.

A volta do folhetim, que teve a primeira exibição há duas décadas, traz um componente novo. Os temas e as formas de abordá-los vão estar, agora, sob julgamento de um público que, por um lado positivo, evoluiu nas reflexões sobre alguns assuntos, mas que, encarando o aspecto negativo, retrocedeu em outros pontos, influenciado por discursos extremistas. Veremos com a trama é avaliada nesse 2020.

Para entrar no clima de "Laços de Família", decidi listar seis cenas marcantes do folhetim, que podem, inclusive, resumir os conflitos da história e justificar o fato de a novela ser considerada por muitos como um clássico do gênero.

- Camila raspa a cabeça

Onze em cada dez espectadores imediatamente associam "Laços de Família" a essa cena, gravada sem roteiro e apenas com uma câmera que focalizava Carolina Dieckmann. Diagnosticada com leucemia em determinado momento da trama, Camila começa a perder os cabelos como uma reação ao tratamento. Ela, então, decide raspar a cabeça para não ter que lidar com aquilo diariamente. Em entrevistas, a atriz contou que o diretor Ricardo Waddington pediu que ela sentasse em frente à câmera e reagisse espontaneamente, se colocando no lugar da personagem. Ao som de "Love by Grace", da cantora Lara Fabian, o que o público vê é uma sequência emocionante, onde é perceptível o turbilhão de sentimentos e dúvidas da personagem. Na época, a abordagem do tema deu destaque à luta de pacientes com câncer e até ajudou a aumentar o número de doações de medula óssea no país.


- Íris joga "praga" em Camila

Antes de descobrir que estava com leucemia, Camila enfrentou o desafio de aturar Íris (Deborah Secco), a imatura e mimada irmã de Helena. A personagem era vítima frequente das crueldades da jovem, que não se conformada com o fato de a protagonista ter abdicado do amor por Edu em nome da filha. Em vários embates, Íris chamava Camila de "Judas", mas, no pior deles, a irmã de Helena foi além e jogou uma "praga" na inimiga: disse que Camila, naquele momento grávida de Edu, não chegaria a ter o bebê. Na mesma hora, a filha da protagonista sente dores fortes e é socorrida por Pedro. Sem dúvidas, o conflito mais pesado que as duas personagens tiveram e que fez o público odiar Íris até o fim da novela.


- Alma conversa com Helena sobre Edu

Órfão de pais, Edu é criado pela tia Alma (Marieta Severo), uma mulher controladora e determinada a conseguir o que deseja. Depois de descobrir que o sobrinho está se relacionando com Helena, uma mulher muito mais velha, Alma procura a protagonista para expor as percepções dela sobre o relacionamento. Sem piedade e esbanjando ironia, a tia do mocinho diz que Helena não serve para Edu e aconselha que ela se afaste. O diálogo entre as personagens, logo no início da trama, dá a perfeita temperatura do conflito que seguiria e também desenha bem a personalidade de cada uma. Mais adiante, sem disfarçar, Alma estimula Camila a lutar por Edu, vendo nela uma esperança de tirar Helena do caminho.


- Ingrid morre em assalto

Íris foi criada pelos pais, Aléssio (Fernando Torres) e Ingrid (Lília Cabral), em uma fazenda, mas não escondia o desejo de ir para o Rio de Janeiro. Depois da morte do pai, a jovem perde a mãe de forma trágica. Tentando proteger Íris de um assalto em um posto de gasolina, Ingrid acaba baleada por um bandido em uma cena forte e que levou para "Laços de Família" um tema recorrente nas obras de Manoel Carlos: a violência urbana. A morte de Ingrid serviu para trazer outras nuances à personalidade de Íris, que passou a novela como um turbilhão de emoções, que afetava, principalmente, os demais personagens.


- Clara revela que Capitu é prostituta

Capitu (Giovanna Antonelli) trabalhava como prostituta, mas escondia isso dos amigos e da família. Mãe solteira e tendo que contribuir com as contas da casa, a personagem tentava conciliar essa "vida paralela" com a rotina diária, mas foi exposta pela maior rival diante de todos. Enciumada pela relação que Capitu tinha com Fred (Luigi Baricelli), Clara (Regiane Alves), a esposa dele, escolhe revelar o segredo no casamento de Camila e Edu. Clara cita a moral e a família tradicional para condenar a prostituta, discurso que se encaixaria na boca dos grandes falsos moralistas que, em 2020, seguem fazendo muito barulho. O barraco na festa é uma das sequências mais lembradas da novela até hoje e marcou a história de Capitu.


- Helena diz engravidou para salvar Camila

Manoel Carlos já disse que a história central de "Laços de Família" foi inspirada em uma reportagem sobre uma mãe que engravida para doar as células-tronco do cordão umbilical do bebê e, assim, salvar a filha, que tinha leucemia. Depois de abdicar de um amor por Camila, Helena também abre mão da relação com Miguel para engravidar de Pedro e tentar curar a filha. Já grávida, ela procura Camila no hospital e conta tudo, em um momento que resume toda a proposta do folhetim. A abdicação sempre foi uma característica das protagonistas de Manoel Carlos, mas na Helena de "Laços de Família" essa carga foi dobrada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesmo com protagonista descaracterizada, "Gabriela" foi bom entretenimento

Final de "Revenge" decepciona e desvaloriza confronto entre protagonistas

The Blacklist apresenta novo gancho para trama central e introduz spin-off arriscado