"Sob Pressão - Plantão Covid" vai além do entretenimento e presta importante serviço

Fotos: Divulgação/TV Globo

Produtos de dramaturgia, como novelas e séries, algumas vezes, podem prestar importantes serviços que ultrapassam a função de apenas entreter. É o caso da série "Sob Pressão", que já vinha se destacando pela abordagem de temas relevantes relacionados à saúde pública. Agora, em uma edição especial que recebeu o nome de "Plantão Covid", a atração ganha ainda mais força ao retratar a rotina de profissionais que atuam na linha de frente do combate ao novo coronavírus.

No primeiro episódio de "Sob Pressão - Plantão Covid", Evandro (Júlio Andrade) e Carolina (Marjorie Estiano) estão de volta ao Rio de Janeiro depois de um período auxiliando comunidades afastadas no Amazonas. Convocados por Décio (Bruno Garcia), os médicos passam a atender pacientes em um hospital de campanha montado para receber pacientes com Covid-19.

Na rotina do hospital, o casal assume os cuidados de Augusto (Marcos Caruso), um homem solitário que, depois da morte da esposa, deixou de se preocupar com a saúde. Além da displicência com o diabetes, que resultou em uma necrose em um dos pés, ele enfrenta complicações causadas pelo novo coronavírus. Também na unidade, a jovem Daiane (Heslaine Vieira) é atendida por Mauro (David Junior), um neurocirurgião integrado à equipe que briga por condições adequadas para salvar a paciente.

O episódio também mostra Evandro saindo da condição de médico para virar paciente. Contaminado pelo novo coronavírus durante o trabalho, o médico começa a ter os sintomas da doença e, logo, passa a ocupar um leito do hospital de campanha.

"Sob Pressão - Plantão Covid" foi anunciada como uma homenagem aos profissionais da saúde que, desde o início da pandemia, se sacrificam para ajudar o país a enfrentar o vírus que já matou mais de 147 mil pessoas e infectou quase cinco milhões de brasileiros. É claro que a série cumpre com esse papel, mas acredito que ela vá mais além.

Em um momento de tanta desinformação, mentiras e desvalorização sistema público de saúde do Brasil, a produção assume uma função relevante ao levar para a casa dos espectadores uma realidade que muitos fazem questão de ignorar. Mesmo marcada por todas as licenças que a ficção toma para estruturar narrativas, a série presta serviço ao dar, pelo menos, uma noção da rotina de médicos e pacientes expostos na pandemia.

Lidando com todas as incertezas que o coronavírus traz, os médicos de "Sob Pressão" carregam as marcas da rotina real dos profissionais da saúde. Além dos sinais deixados pelas máscaras e escudos de proteção, pressionados o tempo todo contra os rostos, eles sentem medo, angústia, saudade, insegurança e empatia.

A série segue mantendo na essência a proposta de mostrar o valor do Sistema Único de Saúde (SUS), que não é perfeito, é verdade, mas ajuda muita gente. Além de revelar as condições precárias com as quais profissionais da saúde lidam todos os dias, a atração não deixa de criticar os agentes políticos que desviam recursos da área e, com isso, comprometem milhares de vidas.

"Sob Pressão - Plantão Covid" deveria ser vista por todos aqueles que ignoram a pandemia, minimizam os efeitos da Covid-19 e transformam uma crise tão séria em um jogo político sem escrúpulos. Infelizmente, acredito que essas pessoas não vão assistir a essa edição especial da série, que ainda tem mais um episódio a ser exibido na próxima semana, ou vão dizer que tudo não passa de ficção.

É claro que é a atração é um produto de entretenimento, o que já seria suficiente diante da qualidade apresentada. Não satisfeita, ela vai além para nos mostrar uma realidade que, mesmo adereçada com elementos de dramaturgia, precisa ser respeitada e encarada com a importância que merece.

SOB PRESSÃO - PLANTÃO COVID (dois episódios especiais)

QUANDO: dias 6 e 13 de outubro

ONDE: TV Globo e Globoplay

COTAÇÃO: ★★★★ (ótimo)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesmo com protagonista descaracterizada, "Gabriela" foi bom entretenimento

Final de "Revenge" decepciona e desvaloriza confronto entre protagonistas

The Blacklist apresenta novo gancho para trama central e introduz spin-off arriscado