Patrick Dempsey deixa "Grey´s Anatomy" depois de 11 anos; relembre outras baixas no elenco

O que já se anunciava há alguns anos, nesta semana, finalmente aconteceu. O ator Patrick Dempsey, intérprete do neurocirurgião Derek Shepherd, protagonista de "Grey´s Anatomy", deixou a série. A despedida foi marcada pela morte do personagem, que já tinha resistido a outros eventos trágicos criados pela autora e produtora Shonda Rhimes. A baixa importante, que acontece após a saída de outra fundamental peça para a série (Sandra Oh, que interpretava Cristina Yang) reabre a discussão sobre os rumos do programa, que caminha para sua décima segunda temporada. A morte de Shepherd também nos faz relembrar as outras baixas importantes que a série teve durante os anos e que estão listadas a seguir:

1) Derek Sheperd (Patrick Dempsey)

O neurocirurgião do Grey Sloan Memorial Hospital já havia conseguido resistir a muitas outras tragédias criadas por Shonda Rhimes, como a queda de um avião e o ataque de um atirador descontrolado. A morte do personagem, no entanto, veio depois que ele ajudou quatro vítimas de um acidente automobilístico. Conseguindo salvar a vida de todos, por um descuido, o médico acaba sendo atingido por um caminhão em alta velocidade. Como se não bastasse, ainda, Shepherd vai parar em um hospital que não é especializado em traumas, o que permite que médicos escolham a abordagem errada para atendê-lo. O resultado disso: a despedida do ator, que já vinha "ameaçando" deixar a série há algum tempo.


2) Preston Burke (Isaiah Washington)

As despedidas em "Grey´s Anatomy" não ficam restritas só às mortes. Lá na frente, na terceira temporada, o médico Preston Burke deixou o elenco da série. O motivo, dizem, foram alguns problemas de comportamento do ator e a relação dele com outros colegas. Isso fez com que Burke, prestes a se casar com Cristina, abandonasse a médica poucos minutos antes da cerimônia. 


3) George O'Maley (T. R. Knight)

No final da quinta temporada, "Grey´s Anatomy" perdeu um de seus protagonistas iniciais, George O'Maley, que se atirou na frente de um ônibus para salvar uma mulher. Desfigurado, ele chega ao hospital e é tratado por seus amigos, sem que eles saibam de quem se trata. Em determinado momento, O'Maley consegue se revelar para Meredith através de seu apelido. Os médicos, porém, não conseguem impedir a morte do personagem. 


4) Izzie Stevens (Katherine Heigl)

Enquanto os médicos lutavam para salvar O'Maley, naquele mesmo hospital, Izzie tratava um câncer. A temporada termina com um "encontro sobrenatural" entre os dois, deixando a dúvida se a médica se salvaria. Na sexta temporada, no entanto, Izzie se cura da doença, o que a faria voltar à rotina do hospital, certo? Errado. Depois de várias idas e vindas, a médica decide ir embora de vez, para tristeza do marido Alex (Justin Chambers). 


5) Lexie Grey (Chyler Leigh)

Meredith Grey sempre teve uma família disfuncional, com uma mãe difícil e enfrentando o Alzheimer, e um pai distante e que reconstruiu a vida. Com a morte dos dois, a única que tinha restado era sua meia-irmã Lexie, que também tinha seguido a carreira médica. Quando as duas já estavam entrosadas, um acidente de avião atinge diversos personagens e acaba provocando a morte da "pequena Grey".



6) Mark Sloan (Eric Dane)

Vítima do mesmo acidente de avião, Mark Sloan também não foi poupado por Shonda Rhimes. O namorado de Lexie teve sua despedida no primeiro episódio da nona temporada. A morte do cirurgião plástico afetou, principalmente, o melhor amigo Derek e a amiga Callie (Sara Ramirez), com quem teve um filho. 


7) Cristina Yang (Sandra Oh)

Ao lado de Patrick Dempsey, a saída de Sandra Oh representou um dos maiores impactos para "Grey´s Anatomy". Melhor amiga de Meredith, Cristina era uma das principais personagens e saiu da série depois de receber uma proposta de seu antigo namorado, Preston Burke para assumir o departamento de cardiologia de um importante hospital na Suíça. Insatisfeita com os rumos que a carreira tomou em Seattle, Cristina deixa Meredith e o marido Owen Hunt (Kevin McKidd), não sem antes ter a última dança com a melhor amiga.


Com baixas importantes e repetições nas histórias, "Grey´s Anatomy" finaliza sua décima primeira temporada com uma sensação presente já há algum tempo: a de que já deveria ter terminado. Mesmo que esse ano tenha sido muito melhor do que os últimos, com uma trama mais focada em Meredith, a série mostra que está perdendo o momento de parar. Como já disse aqui em alguma outra oportunidade, mais do que saber continuar, o sucesso de uma série depende, também, de saber quando terminar. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesmo com protagonista descaracterizada, "Gabriela" foi bom entretenimento

Final de "Revenge" decepciona e desvaloriza confronto entre protagonistas

The Blacklist apresenta novo gancho para trama central e introduz spin-off arriscado