"Revolution" e mais uma catástrofe

Celular, computador, ferro de passar, geladeira, televisão. É impossível imaginar nossas vidas sem esses aparelhos e, consequentemente, sem eletricidade. Para os personagens de "Revolution", nova série que o canal NBC estreia nesta segunda-feira (17), nos Estados Unidos, a falta de energia elétrica é uma realidade.
A história começa em um mundo tal qual conhecemos, com todos os recursos a que estamos acostumados. De repente, um blackout desliga tudo e faz a energia elétrica desaparecer. Com ela, além dos aparelhos eletrônicos, os motores de carros e todas as outras facilidades da vida moderna param de funcionar.
O apagão pega todos de surpresa, menos o casal Ben (Tim Guinee) e Rachel Matheson (Elisabeth Mitchell), que parece saber o que causou a falta de energia. A trama dá um salto de 15 anos e, agora, as cidades foram tomadas por vastas vegetações e se transformaram em verdadeiras selvas. Ben cria os filhos Charlie (Tracy Spiridakos) e Danny (Graham Rogers) sem a presença da esposa, que foi morta pelas milícias, que ditam as regras dessa nova civilização.
Então, o capitão Tom Neville (Giancarlo Esposito) chega ao vilarejo em que os personagens vivem em busca de Ben, que acaba morto pelos milicianos, e de Miles (Billy Burke). Para compensar a falta deles, o capitão leva Danny para entregá-lo a Monroe (David Lyons), uma espécie de líder da milícia e que busca o segredo que acha que os irmãos possuem sobre o apagão. A partir disso, Charlie, acompanhada da madrasta Maggie (Anna Lise Phillips) e de Aaron (Zak Orth), segue em busca do tio em Chicago, que pode ajudá-los a resgatar Danny.
"Revolution" é mais uma série que, antes de estrear, já é apontada como uma sucessora de "Lost". Infelizmente, isso pode não trazer bons agouros. Outros produções como "Flashfoward" e "Alcatraz" também começaram assim e não passaram da primeira temporada. A comparação e o nome de J.J. Abrams, que é o produtor executivo, podem ser prejudiciais e não corresponderem às expectativas dos telespectadores.
A produção até que tem uma trama interessante, mas o primeiro episódio não prende. A história sempre deixa um gosto de "eu já vi isso antes", mas isso não é necessariamente um problema. O que pesa mesmo na série são o texto e as situações muito óbvias. Alguns segredos, como a vaga notícia da morte de Rachel, não empolgam. Outros detalhes, como a presença da personagem Grace (Maria Howell), que parece ter as informações sobre a volta da eletricidade, deixam "uma pulga atrás da orelha" do espectador.
Apesar do primeiro episódio, vou esperar o segundo capítulo de "Revolution" ainda com certo interesse. Mas, só quero dizer uma coisa para os roteiristas que pretendem entregar sinopses para os canais de televisão: Acho que já chega de séries "catástrofes", chega de buscar um sucesso como "Lost".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesmo com protagonista descaracterizada, "Gabriela" foi bom entretenimento

Final de "Revenge" decepciona e desvaloriza confronto entre protagonistas

The Blacklist apresenta novo gancho para trama central e introduz spin-off arriscado