Protagonistas amorais fazem de "House of Cards" uma série viciante

Informação é poder. Essa é a máxima que permeia a trama de "House of Cards", série original do serviço de streaming Netflix, que está em sua segunda temporada. Nos primeiros 13 episódios, exibidos no ano passado, somos apresentados a Frank Underwood (Kevin Spacey), um congressista democrata que sonha em fazer parte do governo do presidente Garrett Walker (Michel Gill) e ocupar um lugar de destaque na Casa Branca. 
Traído pelo presidente, que havia lhe prometido um cargo de ministro, Frank é obrigado a continuar sendo o líder da maioria no Congresso para, assim, facilitar a vida de Walker no Capitólio. O congressista começa, então, uma corrida sorrateira para derrubar o presidente americano e tomar o poder da nação. Para isso, se associa com a repórter iniciante Zoe Barnes (Kate Mara), cedendo informações dos bastidores do governo e manipulando a jovem a seu bel prazer. 
A relação de Underwood e da jornalista evolui para um envolvimento sexual, consentido pela esposa do congressista, Claire (Robin Wright). Frio, dissimulado, vingativo e amoral, o casal manipula todos à volta como se fosse um jogo de xadrez, onde cada peça está ao alcance das mãos. Ao final do primeiro ano, depois de muitas manobras sujas, Frank chega à vice-presidência dos Estados Unidos, aproximando-se, cada vez mais, de seu objetivo maior.
Nos 13 episódios da segunda temporada, Underwood aproveita uma crise econômica e diplomática com a China para destruir a imagem do presidente Walker. Para isso, ele não se furta de eliminar, sem qualquer remorso, todos aqueles que ameaçam seus planos. A primeira grande vítima do vice-presidente, neste segundo ano, é a jornalista e ex-aliada Zoe. Investigando o envolvimento de Frank na morte do deputado Peter Russo (Corey Stoll), uma das peças no jogo dos Underwood, a jovem acaba deixando de ter serventia para os planos do protagonista. Sem qualquer culpa ou hesitação, ele joga a jornalista nos trilhos do metrô e acaba com a vida dela.
Agora mulher do vice-presidente, Claire ganha destaque na nova temporada. Tão fria e calculista quanto o marido, a sra. Underwood vai parar sob os holofotes por conta de um aborto que fez na juventude. Para transformar a história em algo proveitoso, ela liga o fato a um oficial das forças armadas americana, que a havia estuprado anos antes. Assim, Claire vira uma referência para as mulheres que sofreram esse tipo de violência e, com a ajuda da primeira-dama, faz campanha para a aprovação de um projeto de lei, no Congresso, sobre o tema.
Em todos os episódios da segunda temporada, podemos observar uma disputa muito interessante entre o dinheiro e o poder. O primeiro está representado pelo empresário Raymond Tusk (Gerald McRaney), um influente amigo do presidente que participa ativamente das decisões da Casa Branca. Já o segundo é Underwood, um homem sedento por influência e, consecutivamente, poder. Na queda de braço entre os dois, onde o vencedor conquista a confiança do vice-presidente e o domínio sobre o Salão Oval, muitos são os mortos e feridos, mas as baixas não parecem importar os oponentes.
"House of Cards" é daquelas séries que podemos chamar de raras e diferenciadas. Primeiro, por conta de sua exibição, que é feita somente na internet e com todos os episódios disponibilizados ao mesmo tempo. Isso dá mais autonomia ao espectador, que pode escolher onde e quando acompanhar a trama. 
O segundo aspecto que vale ser destacado é o trabalho dos roteiristas e produtores, que é da mais alta qualidade. Cheia de nuances, a história não se furta de apostar em um enredo bem amarrado e elaborado, que, muitas vezes, conecta acontecimentos passados às escolhas futuras dos personagens. Neste sentido, é importante destacar que todos os personagens, sem exceção, contribuem para o andamento de "House of Cards". Como exemplo, podemos citar a relação de Underwood com Freddy (Reg E. Cathey), o dono do restaurante favorito do vice-presidente que é prejudicado pela guerra contra Tusk. A influência de Frank sobre Jackie Sharp (Molly Parker), a nova líder da maioria no Capitólio, também é responsável por bons momentos da trama.
Entre ótimos atores, muitos deles pouco conhecidos do grande público, Kevin Spacey e Robin Wright reinam absolutos. Ele consegue transmitir ao público toda a falta de escrúpulos e moral de Frank, bem como as (poucas, mas profundas) fragilidades do personagem. Impecável em sua interpretação, Spacey "deita e rola" mesmo nos momentos em que o vice-presidente fala diretamente à câmera, com o público, em tom irônico e falas marcantes, como: "Estou a um passo da presidência, sem um único voto depositado em meu nome. A democracia é tão superestimada".
Seca em sua interpretação, Robin Wright também impressiona por seu trabalho. Parceira incondicional nas armações do marido, Claire é igualmente capaz de cometer as atrocidades de Frank. A atriz, aliás, consegue transmitir, em cena, duas emoções: ao mesmo tempo em que Claire é doce e compreensiva, seu olhar consegue transmitir seu instinto selvagem e asqueroso. Quando está junto, o casal Underwood demonstra uma parceria muito sólida e pouco afetiva, rodeada de interesses e conveniência.
Com personagens extremamente amorais, o público tem a certeza, no decorrer dos episódios, que a história de "House of Cards" pode caminhar para qualquer direção, afinal, Frank e Claire são capazes tudo para conseguir poder. Quem ganha com isso é o espectador, que entra em contato com uma série viciante, daquelas cujos desfechos ficam na cabeça por dias. E a pergunta que fica, para os curiosos, é: será que Frank consegue sentar na cadeira mais importante da Casa Branca? Eu sei a resposta, mas não conto... Para descobrir, "consuma" "House of Cards" sem moderação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesmo com protagonista descaracterizada, "Gabriela" foi bom entretenimento

The Blacklist apresenta novo gancho para trama central e introduz spin-off arriscado

Final de "Revenge" decepciona e desvaloriza confronto entre protagonistas