"Boogie Oogie" foi novelão rasgado com qualidades e defeitos

Divulgação/TV Globo
Em meio a discussões sobre o futuro da teledramaturgia e tentativas de inovar o gênero para prender a atenção do público, "Boogie Oogie", novela que ocupou o horário das seis da TV Globo nos últimos sete meses, veio com a proposta de valorizar o bom e velho novelão, que usa e abusa de clichês para cativar a audiência. Com o último capítulo levado ao ar nesta sexta-feira (6), a trama de Rui Vilhena deixou marcas positivas, como sua agilidade e bons personagens, mas, por outro lado, também foi prejudicada por enredos repetitivos e arrastados. 
Assim como no primeiro capítulo, o final da trama começou com os preparativos para um casamento, desta vez de Sandra (Isis Valverde) e Rafael (Marco Pigossi). Com o vestido de noiva manchado após um acidente doméstico, a protagonista é obrigada a sair para comprar vinagre, o que removeria a mancha. Na rua, ela é abordada por Pedro (José Loreto), que sequestra a mocinha. Enquanto todos esperam a noiva na praia, ela é levada para um avião, que decola com o tanque de combustível quase vazio.
Sem saber pilotar direito, Pedro ameaça a vida dos dois com o voo, mas é auxiliado por Rafael a pousar a aeronave. Na descida, o avião perde o controle e, na aterrissagem, começa a pegar fogo. O mocinho até tenta salvar a amada, mas quem consegue tirar Sandra do local é Vitória (Bianca Bin), sua rival durante toda a novela. Pedro também consegue sair vivo do acidente, mas é preso pela polícia.
O último capítulo também trouxe a revelação de que o misterioso Corvo (Pepita Rodrigues), envolvido na trama do tráfico de diamantes que movimentou o folhetim, era responsável pela série de atropelamentos que tomou conta da novela. A criminosa, no entanto, saiu impune e ainda conseguiu colocar a culpa dos crime em Homero (Osvaldo Mil), que foi para a cadeia. 
O final de "Boogie Oogie" mostrou, ainda, o desfecho da grande vilã da trama, Carlota (Giulia Gam). Com seu segredo já desvendado, a megera achou ter convencido o filho Beto (Rodrigo Simas) a fugir com ela para o exterior levando todo o dinheiro da Vip Turismo, negócio da família Fraga. Carlota, no entanto, é passada para traz e acaba sem nenhum tostão. Arrependido, Beto também engana sua comparsa Solange (Priscila Fantin) e devolve todo o dinheiro para a família que o criou. Através de uma carta lida por Leonor (Rita Elmor), o público descobre fatos não revelados do segredo de Carlota, que mostram que a vilã sabia a localização das joias que ajudou a roubar anos antes.
Divulgação/TV Globo
Folhetim de estreia de Vilhena na Globo, "Boogie Oogie" teve como principal qualidade o despudor de ser um novelão rasgado, que não esconde sua intenção de prender o espectador com recursos e tramas clichês. Seguindo uma fórmula, sem dúvida nenhuma, eficiente, a trama cumpriu seu papel de entreter. O tradicional uniu-se com a linguagem moderna da televisão de hoje e trouxe uma direção ágil, que movimentou a história. Nesse aspecto, o texto manteve a novela em um bom nível e contribuiu com a agilidade do enredo.
Os defeitos de "Boogie Oogie" começaram a aparecer há, mais ou menos, dois meses, quando a trama começou a "andar em círculos" e recorrer a repetitivos ganchos dramatúrgicos para esticar a novela. A paternidade de Vitória é um exemplo disso, já que a antagonista conviveu com dúvidas sobre a identidade do pai biológico até o fim. Ela tinha um pai, depois teve outro, quando surgiu um terceiro e, em seguida, foi revelado que o verdadeiro era o segundo. Tudo isso cansa o espectador e deixa claro que a trama precisa adiar seus acontecimentos para se manter no ar. A esperada revelação do segredo de Carlota também entediou o espectador durante um tempo, para, no final, tudo ser explicado com uma facilidade que não justificou a enrolação.
É preciso destacar que o elenco foi um ponto de destaque da novela. O trio central tinha boa química em cena e ajudou a levar a história. Foram os papéis coadjuvantes, no entanto, que se destacaram mais, a exemplo de Giulia Gam, Betty Faria, Heloísa Périssé, Daniel Dantas, Fabiula Nascimento, Pepita Rodrigues e Giovanna Rispoli. Em uma participação especial, Joana Fomm roubou a cena e divertido como uma vilã verborrágica, mesmo que por poucos capítulos.
Em um balanço final, "Boogie Oogie" acertou em optar pelo folhetim clássico e em não tentar maquiar isso com investidas para inovar a narrativa. Muitas vezes, um clichê bem feito é melhor do que uma tentativa de inovação, que pode resultar confusa e afastar o público. O planejamento da trama, no entanto, prejudicou a história, deixando-a por muito tempo no ar e criando situações repetitivas. Se tivessem acabado alguns meses antes, "Boogie Oogie" teria um saldo mais positivo. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesmo com protagonista descaracterizada, "Gabriela" foi bom entretenimento

Final de "Revenge" decepciona e desvaloriza confronto entre protagonistas

The Blacklist apresenta novo gancho para trama central e introduz spin-off arriscado