"The Resident" não apresenta nada de novo, mas pode virar bom passatempo

A fórmula já é comum: um hospital, casos complexos e inusitados, dramas dos profissionais que trabalham ali e, no centro da cena, um médico que se destaca pelo talento e comportamento pouco usual. As séries com temática médica já viraram uma categoria importante dentro do gênero, que, vez ou outra, surgem nas grades de programação dos canais. Com sucessos como "ER", "House" e "Grey´s Anatomy" no currículo, esse filão ganhou mais um representante com a estreia de "The Resident", por enquanto, somente nos Estados Unidos.
Sem nenhuma novidade, a estreia de "The Resident" mostra a chegada de Devon Pravesh (Manish Dayal) para trabalhar em um hospital como médico. Logo no primeiro dia, ele descobre que será supervisionado por Conrad Hawkins (Matt Czuchry), um médico com fama de difícil e que utiliza práticas pouco convencionais, especialmente para os profissionais em início de carreira. O atendimento aos primeiros pacientes já mostra alguns dos atritos entre Pravesh e Hawkins, que impõe suas vontades ao iniciante.
A rotina do hospital também apresenta Nicolette (Emily VanCamp), uma enfermeira do hospital que auxilia Pravesh no primeiro dia de trabalho e tem uma relação de amor e ódio com Hawkins. O médico pouco ortodoxo, além do atendimento aos pacientes, também se dedica aos confrontos com o famoso Randolph Bell (Bruce Greenwood), cirurgião considerado uma grande estrela do hospital, mas que convive com uma alta taxa de pacientes que morrem na mesa de cirurgia. Bell, na verdade, esconde tremores constantes em uma das mãos, que desencadeiam problemas médicos sempre atribuídos a outros profissionais.
O novo drama também mostra a médica Mina Okafor (Shaunette Renée Wilson), uma nigeriana que trabalha no hospital e foi treinada para operar uma nova tecnologia cirúrgica, que, na teoria, reduz a zero as chances de erro humano. A necessidade de um visto permanente para continuar nos Estados Unidos faz com que ela seja forçada a deixar Bell usar a tecnologia sem nenhum treinamento para isso.
Recorrendo a uma fórmula já conhecida, "The Resident" procura mostrar, logo no primeiro episódio, todas as apostas. Sem apostar em nada de novo, o roteiro passeia pela apresentação dos personagens e por vários casos médicos. Ter um médico pouco convencional no centro da cena não é novidade e, pelo menos na estreia, não provoca nenhum efeito impactante na série. Mesmo assim, não será nenhum espanto se a produção se transformar em um bom passatempo, algo para ver quando não há opções mais interessantes.
Não há nenhum destaque do elenco no primeiro episódio, apesar dos personagens cumprirem bem com as propostas apresentadas. Bruce Greenwood já fez esse tipo outras vezes, mas é inegável que o desempenho de "vilão" funciona. Dayal, Czuchry, Emily e Shaunette também têm atuações convincentes, apesar de ainda pouco interessantes.
"The Resident", apesar da história eficiente e pouco original, pode acabar funcionando como passatempo, uma escolha para uma tarde ociosa e sem mais opções. Resta saber se os demais episódios vão acrescentar novos elementos para mais esse drama médico da televisão.

THE RESIDENT (primeira temporada)

ONDE: FOX (ainda sem previsão de estreia no Brasil)

COTAÇÃO DA ESTREIA: ★★ (regular)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesmo com protagonista descaracterizada, "Gabriela" foi bom entretenimento

Final de "Revenge" decepciona e desvaloriza confronto entre protagonistas

The Blacklist apresenta novo gancho para trama central e introduz spin-off arriscado