Cinco minisséries para maratonar no fim de semana e uma para evitar

Fotos: Divulgação


As minisséries têm ganhado cada vez mais destaque no mercado de entretenimento e no gosto dos espectadores. Na esteira do crescimento das séries, essas produções também se fortaleceram nos últimos anos, especialmente quando pensamos na qualidade dos roteiros, escolha dos elencos e até na relevância das discussões propostas por trabalhos do gênero. Produções como "Chernobyl", "Olhos que Condenam" e "Years & Years", para ficar restrito a algumas, apresentaram ótimas dramaturgias associadas a fatos ou discussões políticas e sociais que merecem nossa atenção.

Outro fator incentiva a preferência das pessoas pelas minisséries (ou séries limitadas, como são chamadas lá fora). Fazendo parte de uma sociedade que parece não ter tempo a perder, acelerada e ansiosa, muitos procuram formatos de entretenimento curtos, com histórias que se resolvem em poucos episódios e não se arrastam por várias temporadas.

Seja pela vontade de apreciar um produto de qualidade ou de consumir histórias mais enxutas, vale a pena buscar minisséries para maratonar em serviços de streaming. Para facilitar essa escolha, aqui vão dicas de cinco produções cuja maratona pode terminar em um fim de semana e, de quebra, dou um alerta para aqueles que não querem se decepcionar.

PARA MARATONAR

- O Gambito da Rainha (Netflix)

Concentrada em sete episódios, "O Gambito da Rainha" traz a história de Elizabeth, uma garota que fica orfã e vai parar em um orfanato. Lá, se interessa por xadrez e passa a ser treinada por Shaibel (Bill Camp), o zelador da instituição, que vê o talento da jovem para o raciocínio rápido que o jogo exige. Já mais velha, quando é vivida pela atriz Anya Taylor-Joy, Elizabeth passa a competir em campeonatos locais e chama atenção dos competidores, que não estão acostumados a partidas com mulheres. O principal adversário da protagonista, no entanto, é ela mesma, tendo que aprender a lidar com a genialidade e com as frustrações da vida. Tudo isso a faz mergulhar em um vício de álcool e medicamentos, mas também coloca a personagem perto de pessoas que ajudam nesse percurso. A narrativa de "O Gambito da Rainha" prende o espectador, ainda que amparada por alguns clichês e repetições, e tem uma produção caprichada, além de ótimas atuações. Mais do que isso: a minissérie consegue passar adrenalina e entusiasmo ao espectador nas incontáveis partidas de xadrez disputadas por Elizabeth. Boa dramaturgia, mesmo para quem não se interessa pelo jogo.


- A Voz Mais Forte: O Escândalo de Roger Ailes (Globoplay)

Uma das pragas dos tempos atuais é a disseminação de notícias falsas, utilizada para manipular a opinião pública e beneficiar os interesses políticos de alguns. No mundo, um dos homens que mais contribuiu para esse cenário foi Roger Ailes, um dos responsáveis pela criação da Fox News. Em "A Voz Mais Forte", vemos o nascimento do canal de notícias norte-americano e como Ailes (Russell Crowe) ultrapassou os limites éticos do jornalismo em nome de interesses próprios e do que ele acreditava ser patriotismo. A minissérie também revela o comportamento abusivo de Ailes com os funcionários e as denúncias de assédio sexual feitas por jornalistas e produtoras que trabalharam no canal, que levantam discussões sobre machismo no mundo corporativo e os medos que as vítimas de abusos sentem antes de denunciarem essas práticas. É uma história asquerosa e incômoda, marcada por eventos políticas e datas que explicam não só como os Estados Unidos chegaram ao período Trump, mas também como o mundo se contamina com culturas criminosas e extremismos.


- I Know This Much Is True (HBO GO)

Protagonizada por Mark Ruffalo, a minissérie "I Know This Much Is True" conta, em sete episódios, a história dos irmãos gêmeos Dominic e Thomas. Alternando acontecimentos da infância dos personagens com a vida adulta, a trama tem início quando Thomas tem um surto de esquizofrenia e é obrigado a ficar em uma instituição de saúde mental. Por conta da fragilidade do irmão e de um histórico de agressões na infância, Dominic se mobiliza para garantir que o irmão não seja maltratado na clínica. Nessa jornada pelo bem-estar de Thomas, são revelados detalhes de um passado familiar que vai além dos irmãos e como todos os acontecimentos afetam quem está em volta. "I Know This Much Is True" não é uma minissérie dinâmica e com grandes reviravoltas, mas o ótimo texto hipnotiza o espectador e compensa qualquer velocidade narrativa. Além de Ruffalo, ótimo como os gêmeos protagonistas, ainda há os bons desempenhos de Archie Panjabi, Rosie O´Donnell e Melissa Leo. Para quem gosta de intensos dramas familiares, é um prato cheio.


- Amores Roubados (Globoplay)

Baseada no livro "A Emparedada da Rua Nova", do escritor pernambucano Carneiro Vilela, "Amores Roubados" tem como personagem central o sommelier Leandro (Cauã Reymond), que volta à cidade onde nasceu, no sertão de Pernambuco, e se apaixona por Antônia (Isis Valverde). Só que o relacionamento dos dois, além de marcado pela paixão, também é alvo de ciúmes e vingança, causados pelo histórico de Leandro como conquistador. O romance que inspirou a minissérie foi originado a partir de uma lenda urbana de Recife e o roteiro da minissérie, escrito por George Moura e Sérgio Goldenberg, carrega muito dessa atmosfera. Com uma direção primorosa de José Luiz Villamarim, a produção conta com as ótimas participações de Patrícia Pillar, Dira Paes, Murilo Benício e Cássia Kiss.


- The English Game (Netflix)

Criada por Julian Fellowes, o mesmo responsável pela série "Downton Abbey", "The English Game" se passa no século 19 e mostra como o futebol deixou de ser um esporte amador e se profissionalizou na Inglaterra, chegando ao que é hoje no mundo todo. Engana-se, no entanto, quem acha que essa é uma história direcionada aos amantes da prática esportiva. A minissérie, na verdade, traz dramas pessoais e uma intensa luta de classes como ingredientes principais para o espectador lamentar a duração de apenas seis episódios. Combinando realidade e ficção, a minissérie apresenta ao grande público Fergus Suter (Kevin Guthrie), escocês reconhecido como o primeiro jogador de futebol profissional e que enfrentou os lordes da época pelo direito de se dedicar ao esporte. Com ótimas atuações e roteiro, "The English Game" é um belo drama para maratonar e torcer.


PARA EVITAR

- The Undoing (HBO GO)

A minissérie da HBO estreou cercada por muitas expectativas, mas não correspondeu a elas. "The Undoing" traz belas imagens e um elenco forte, mas não passa disso. Nicole Kidman vive Grace Fraser, uma renomada terapeuta que vê o marido ser acusado de assassinar a mãe de um dos alunos da escola do filho. O crime faz com ela descubra uma série de mentiras do companheiro, interpretado por Hugh Grant, mas, apesar de tudo, ela ainda fica em dúvida sobre a culpa do marido. "The Undoing" tenta criar um cenário de suspense sobre um assassinato, mostrando contradições e personagens dúbios, mas entrega uma história óbvia, arrastada e com alguns acontecimentos difíceis de engolir. E o que dizer do final? Péssimo, comparável a um folhetim barato. Nicole Kidman não convence no papel da esposa que leva um choque de realidade e Hugh Grant abusa de sua canastrice. Quem quiser passar longe de uma frustração, deve evitar a minissérie.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesmo com protagonista descaracterizada, "Gabriela" foi bom entretenimento

Final de "Revenge" decepciona e desvaloriza confronto entre protagonistas

The Blacklist apresenta novo gancho para trama central e introduz spin-off arriscado