Bem-vindos a "Terra Nova"

O ano é 2149 e o mundo vive um colapso ambiental de proporções catastróficas. O ar já foi todo comprometido pela poluição e alimentos, como frutas, se tornaram artigos raros. É a partir dessa premissa que se desenvolve o enredo de "Terra Nova", série que a Fox estreia nesta segunda-feira (10), no Brasil.
Em "Genesis", episódio com duas horas, somos apresentados ao policial Jim Shannon (Jason O´Mara), casado com a médica Elisabeth (Shelley Conn). O casal se esforça para esconder das autoridades a filha caçula Zoe (Alana Mansour), já que ela é a terceira filha do casal e o controle populacional da época condena famílias que tenham mais de quatro integrantes. Quando as autoridades descobrem Zoe, Jim agride um policial e vai preso. Dois anos depois, sua esposa é convocada para a missão "Terra Nova" e tem a oportunidade de voltar 85 milhões de anos no passado e fazer parte de uma nova civilização. Porém, ela só poderá fazer isso se for apenas com seus dois filhos mais velhos, Josh (Landon Liboiron) e Maddy (Naomi Scott), e deixar o marido e a caçula Zoe para trás. Assim, ela e o marido bolam um plano para levar a família toda para o "novo mundo".
Quando chegam a Terra Nova, a família Shannon precisa se acostumar novamente a respirar ar puro e se alimentar bem, coisas impossíveis na realidade em que viviam. Também precisam se adaptar aos raios solares, que ainda não estarão extintos. Mas, além do ambiente saudável e preservado ecologicamente, eles precisam lidar com a presença dos dinossauros que povoavam a Terra nesse período.
Produzida por Steven Spielberg, a trama de "Terra Nova" tem uma atmosfera que lembra muito "Jurassic Park", um clássico do cinema, também do diretor. São vários os momentos em que a trama do longa parece quase que se fundir à da série. O enredo não apresenta nenhuma grande novidade e até utiliza alguns clichês, mas alguns pontos da história podem nos fazer refletir sobre o futuro que queremos para o nosso planeta.
Também parece interessante a série mostrar a construção de uma nova civilização e como funcionam as hierarquias de trabalho e os ataques a quem se rebela contra o sistema. Em "Terra Nova", esses conflitos são apresentados através de um grupo de desertores chamado "Os Sextos", pessoas que se rebelaram contra a colônia e fugiram para viver em um sociedade que não dependa da nova civilização que a maioria quer construir.
"Terra Nova" não foi a estreia que mais me empolgou entre as novas séries. Mas, continuarei acompanhando com curiosidade para descobrir como será essa nova civilização de pessoas que voltaram milhões de anos no passado para tentar acertar no futuro. Para os fãs de ficção científica, a série pode ser uma boa pedida. Ficou curioso? Pois, então, seja bem-vindo a Terra Nova.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesmo com protagonista descaracterizada, "Gabriela" foi bom entretenimento

Final de "Revenge" decepciona e desvaloriza confronto entre protagonistas

The Blacklist apresenta novo gancho para trama central e introduz spin-off arriscado