Humor pastelão e drama familiar deram tom de "Morde & Assopra"

Humor e drama andaram de mãos dadas em "Morde & Assopra", trama das 19 horas, da TV Globo, que teve o último capítulo exibido nesta sexta-feira (14). Mesmo que a comédia estivesse presente em quase todos os núcleos da história, o gênero teve de dividir espaço com o drama da mulher humilde que é rejeitada pelo filho.
A trajetória de Dulce (Cássia Kiss Magro), ouso dizer, foi o grande destaque da trama de Walcyr Carrasco. Depois de enfrentar a rejeição e a ambição do filho Guilherme (Kléber Tolledo), Dulce ganhou um final trágico e acabou morrendo, vítima de um tumor inoperável. Alguns podem achar que o fim triste não deveria ser o destino da personagem, mas eu acredito que o desfecho funcionou como uma coroação ao trabalho de Cássia Kiss Magro, que conduziu sua personagem com um desprendimento de vaidade e simplicidade que apenas os grandes atores são capazes. As cenas de Dulce foram, sem sombra de dúvidas, o melhor de "Morde & Assopra".
No último capítulo, também não faltou fantasia. A protagonista Júlia (Adriana Esteves) encontrou o caminho para o centro da Terra e lá descobriu o paradeiro de seus pais desaparecidos e o crânio do Titanossauro, espécie que vinha estudando. O par romântico da mocinha, Abner (Marcos Pasquim), descobriu diamantes no centro da Terra e ficou rico. A comédia ficou por conta dos desfechos de Élcio/Elaine (Otaviano Costa), sargento Xavier (Anderson di Rizzi), Josué (Joaquim Lopes) e Áureo (André Gonçalves). Formando um espécie de caravana, os quatro fugiram da cidade e foram ganhar a vida fazendo shows de drag queen.
"Morde & Assopra", no entanto, também teve uma trajetória confusa. Alguns personagens e núcleos da trama perderam espaço e até chegaram a ser extintos da novela. A trama da japonesa Keiko (Luana Tanaka),que veio ao Brasil para se casar com um descendente de japoneses, foi eliminada da novela. A história de Lavínia (Nívea Stelmann), a ex-prostituta que se casa com Oséas (Luís Mello), mesmo sendo apaixonada pelo filho dele, Fernando (Rodrigo Hilbert), também terminou precocemente. A trama das escavações de Júlia, dos internos do SPA da cidade e das invenções robóticas de Ícaro (Mateus Solano) também tiveram suas participações reduzidas no folhetim.
A história de Ícaro, que cria um androide semelhante à esposa Naomi (Fávia Alessandra), que tinha sido dada como morta, parecia muito promissora para se discutir a relação entre robôs e humanos, mas, seguindo o destino de outros núcleos, acabou perdendo espaço. Porém, em seu encerramento, o autor reservou para o núcleo um bom desfecho, quando a robô se revelou a assassina do delegado do cidade e revelou sua condição a todos.
Elizabeth Savalla, Ary Fontoura, André Gonçalves, Jandira Martini, Vera Mancini e Walderez de Barros foram outros destaques positivos da novela. Alguns atores, como Luís Mello e Paulo José, foram pouco aproveitados.
"Morde & Assopra", mesmo com os problemas em seu percurso, terminou de uma maneira satisfatória, privilegiando o humor e o drama da personagem de Cássia Kiss Magro. Explorar o lado lúdico e estimular a imaginação das pessoas também foi um ganho do último capítulo, que brincou com a fantasia e a presença de dinossauros no centro da Terra. De um modo geral, "Morde & Assopra" foi um folhetim regular e que, apesar dos problemas, foi salvo por algumas boas atuações e risadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesmo com protagonista descaracterizada, "Gabriela" foi bom entretenimento

Final de "Revenge" decepciona e desvaloriza confronto entre protagonistas

The Blacklist apresenta novo gancho para trama central e introduz spin-off arriscado