Trama rápida e revelação de mistério encerram trajetória de "O Astro"

O empresário Salomão Hayalla (Daniel Filho) tinha mesmo muitos inimigos. Tantos que a resolução de seu assassinato, principal mistério do último capítulo de "O Astro", que foi ao ar nesta sexta-feira (28), mostrou que três pessoas atentaram contra a vida do empresário.
No melhor estilo policial, o inspetor Eustáquio (Daniel Dantas) reuniu todos os suspeitos do crime na sala da mansão dos Hayalla e revelou todos os detalhes da noite em que Salomão foi assassinado. Inácio (Pascoal da Conceição), o mordomo, trocou os remédios do empresário por veneno por não concordar com a crueldade e truculência do patrão. Já Youssef (José Rubens Chachá), aproveitando-se que o irmão estava passando mal, deu uma coronhada na cabeça de Salomão, mas não consegue matá-lo. Tanto Inácio quanto Youssef, junto com sua esposa Nádia (Vera Zimmerman), que mandou o marido matar Salomão, foram presos por tentativa de homicídio. No entanto, o "empurrãozinho" que levou o empresário à morte foi dado por sua esposa, Clô (Regina Duarte), que jogou Salomão da janela do quarto.
O último capítulo também revelou toda a inveja e as tramoias de Magda (Rosamaria Murtinho) contra Clô. Expulsa da mansão dos Hayalla, Magda se hospedou em um hotel e, logo em seguida, se suicidou. Samir (Marco Ricca), o grande mau caráter do clã Hayalla, foi preso por uma série de crimes que cometeu durante a trama. O vilão Neco (Humberto Martins) tentou matar Lili (Alinne Moraes) e Laura (Simone Soares), mas acabou levando um tiro da ex-sogra, Consolação (Selma Egrei).
O "El Brujo" Herculano Quintanilha (Rodrigo Lombardi), depois de virar um pássaro (literalmente) e fugir da polícia, vai parar em um país de regime ditatorial e se torna um "ministro sem pasta" do presidente. Porém, ele enfrenta a ira de revoltosos contrários ao governo e é baleado. O tempo passa e o Professor Astro aparece vivendo em uma ilha deserta, ao lado da esposa Amanda (Carolina Ferraz) e do filho pequeno. Márcio (Thiago Fragoso) e Lili também terminaram "felizes para sempre".
Adaptada da obra homônima de Janete Clair, a versão 2011 de "O Astro" foi reescrita e condensada em 64 capítulos, como se fosse uma minissérie. No entanto, os autores Alcides Nogueira e Geraldo Carneiro conseguiram manter a estrutura do texto de uma novela e ainda deram uma dinâmica de série para a trama. Resumindo: "O Astro" foi uma novela, com duração de minissérie e ritmo de seriado norte-americano. Esse novo formato pode fazer muito bem ao gênero da teledramaturgia, apostando em tramas mais curtas com ritmo acelerado e texto novelístico.
O final de "O Astro" e a revelação de Clô como a assassina de Salomão Hayalla só serviram para confirmar ainda mais o talento de Regina Duarte. O desfecho de Clô, a "mãe leoa" capaz de matar o marido para defender o filho Márcio, coroou ainda mais a carreira da atriz que há muito tempo não era tão bem aproveitada na TV. As loucuras e caretas de Clô mostraram, para quem ainda tinha dúvidas, que Regina Duarte pode ser muito mais do que só a "namoradinha do Brasil". Além dela, Marco Ricca, Guilhermina Guinle, Fernanda Rodrigues, Selma Egrei, Carolina Kasting, Rosamaria Murtinho, Antônio Calloni, Bel Kutner e Daniel Dantas também fizeram a diferença em "O Astro". Juliana Paes, que entrou na trama para tumultuar a vida do casal protagonista, cumpriu bem seu papel, apesar de a personagem não ter quase nenhuma função na trama.
"O Astro" terminou com um saldo positivo. Até acho que algumas ações da trama tenham ficado um pouco repetitivas no decorrer dos capítulos, mas, sem dúvida, esse detalhe não desmerece sua trajetória de boas atuações e texto ágil. Nesse novo horário das 23 horas, "O Astro" brilhou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesmo com protagonista descaracterizada, "Gabriela" foi bom entretenimento

Final de "Revenge" decepciona e desvaloriza confronto entre protagonistas

The Blacklist apresenta novo gancho para trama central e introduz spin-off arriscado