Um santo de casa que definitivamente não faz milagre

Além de mover montanhas, como diz o ditado popular, a fé também foi capaz de mover toda uma cidade da ficção, que acreditava e rezava para um santo milagreiro muito famoso na região. A devoção de um povo pela figura de um homem santo é o mote principal de "Roque Santeiro", trama escrita por Dias Gomes e Aguinaldo Silva, e que está em reprise no canal Viva.
Na cidade de Asa Branca, todos conhecem e veneram a figura lendária de Roque Santeiro (José Wilker), um homem que fazia estátuas de santos. Diz a lenda que, durante um ataque do bandido Navalhada (Oswaldo Loureiro) a Asa Branca, Roque tentou proteger a cidade e defender toda a população, mas acabou morto. Já com fama de mártir, a figura de Roque aparece para a pequena Lulu nas margens do rio da cidade. A menina afirma que, na visão, Roque mandou que ela passasse a lama do rio nas pernas e, assim, estaria curada de uma doença que possuía. Dito e feito. Lulu ficou curada e Roque foi santificado pelo povo de Asa Branca, que passou a cultuar o santeiro.
Asa Branca foi crescendo e se tornou uma cidade que atrai milhares de turistas, todos com o mesmo propósito: rezar e esperar por um milagre de Roque Santeiro. Todo o comércio da cidade vive em função do "milagre". O maior beneficiado é Zé das Medalhas (Armando Bogus), que vende diversos artigos religiosos como santos, velas e imagens de Roque. Quem também tira proveito da fama do "santo" é Sinhozinho Malta (Lima Duarte), o maior fazendeiro da região e que investe muito dinheiro no crescimento de Asa Branca. 
A história do "milagre" foi se espalhando por todo o país, deixando a cidade muito conhecida, para a alegria do prefeito Florindo Abelha (Ary Fontoura). Tudo ia bem em Asa Branca, até o retorno de seu mais famoso morador: depois de 17 anos, Roque reaparece vivo. O "santo" explica que, na verdade, tudo fazia parte de um golpe que o próprio deu na cidade. Ao invés de impedir Navalhada, Roque roubou o ostensório da igreja do padre Hipólito (Paulo Gracindo) e ainda levou o dinheiro que Sinhozinho Malta tinha dado para que ele entregasse aos bandidos. Depois de anos vivendo na Europa, Roque agora estava de volta à Asa Branca, ameaçando desfazer e destruir a imagem do milagre e acabar com a fama que a cidade construiu.
A volta de Roque, além de ameaçar levar à ruína todos os poderosos de Asa Branca, também ameaça a imagem de Porcina (Regina Duarte), a viúva do famoso Roque Santeiro. Na verdade, Porcina nunca havia sido casada com Roque, sequer o conhecia. Mas, ela e Sinhozinho Malta aproveitaram a "morte" dele para criar essa farsa e, com isso, podiam manter o caso deles em segredo. A grande confusão se dá porque "a viúva que foi sem nunca ter sido" se apaixona por Roque e fica dividida entre ele e Sinhozinho Malta.
"Roque Santeiro" foi exibida originalmente em 1985, na TV Globo, mas era para ter estreado em 1975. A Censura Federal proibiu a exibição da novela por ela ser baseada na peça "O Berço do Herói", também de autoria de Dias Gomes. Com 20 capítulos já gravados, "Roque Santeiro" foi suspensa e só voltou ao ar dez anos depois.
Bem humorada e alegre, a trama é uma sátira à existência de mitos e às maneiras de um povo agir diante de uma crença popular. A novela também retrata o coronelismo na figura de Sinhozinho Malta, que detesta ser chamado de coronel, mas manda e desmanda nas autoridades e na cidade. "Roque Santeiro" também expõe os rachas dentro da Igreja Católica, assunto retratado pelas divergências entre o conservador Padre Hipólito e o revolucionário Padre Albano (Cláudio Cavalcanti). O racismo também é um assunto presente: em uma cena envolvendo o desaparecimento dos filhos de Zé das Medalhas, os personagens presentes na cena se mostram preconceituosos quando descobrem que as crianças estavam com um homem negro e pensam o pior, sendo que, na verdade, ele estava tentando ajudá-las a voltar para casa. 
Fica difícil definir quais são os destaques de "Roque Santeiro". Regina Duarte e Lima Duarte estão impecáveis. Ary Fontoura, Armando Bogus, Paulo Gracindo, Yoná Magalhães e Lucinha Lins também estão muito bem. Eloísa Mafalda, interpretando a primeira-dama Dona Pombinha, e Ruy Rezende, que interpreta o Professor Astromar Junqueira, também são destaques. A trama de Astromar, inclusive, é uma das mais divertidas da novela. Todos dizem que, nas noites de quinta-feira, ele se transforma em lobisomem e ataca as mulheres de Asa Branca.
"Roque Santeiro" é um clássico da televisão e sua reprise permite que gerações mais jovens possam ver o porquê da fama da novela. A história é engraçada e a mistura entre ficção e realidade chama a atenção. Os personagens dão show à parte. Uma novela como poucas, não é à toa que ficou tão conhecida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesmo com protagonista descaracterizada, "Gabriela" foi bom entretenimento

Final de "Revenge" decepciona e desvaloriza confronto entre protagonistas

The Blacklist apresenta novo gancho para trama central e introduz spin-off arriscado