Amor, sexo e religião

Já disse aqui que acho o programa "Amor & Sexo", da TV Globo, uma boa atração e que admiro o fato de ele discutir questões consideradas tabus até bem pouco tempo. Agora, quero repercutir o quadro "Vai Ter Que Rebolar", que foi ao ar na edição desta quinta-feira (8).
Na verdade, não é quadro que está em questão. O formato é divertido e faz com que as pessoas possam pensar em temas diversificados. Quero falar sobre o confronto das opiniões e respostas dadas. Na edição desta semana, o ator e cantor Daniel Boaventura foi o convidado que teria que "rebolar" para responder às perguntas propostas por Fernanda Lima. Porém, desta vez, foram convidados três líderes religiosos para julgá-lo: um padre, um rabino e um reverendo.
Em uma das perguntas, Boaventura foi questionado sobre o que faria se conhecesse uma mulher e, após vários encontros, eles resolvessem transar e ela pedisse para ele usar camisinha. Boaventura respondeu que usaria sem qualquer problemas. Seus julgadores, no entanto, acharam que ele deveria ter tido a atitude de recusar e esperar para que os dois se conhecessem melhor. O argumento dos jurados se baseava no fato de que, se eles esperassem para transar depois de já se conhecerem muito, eles não precisariam usar camisinha.
A postura dos religiosos me deixou perturbado. Fiquei pensando: no mundo em que nós vivemos, não há como dizer que as pessoas não precisam usar camisinha, mesmo que elas conheçam seus parceiros há um tempo considerável. Eles argumentaram que, se o casal se conhece bem, não há motivo para o uso da camisinha e aconselharam Boaventura a conhecer melhor a mulher antes de ter a primeira transa com ela. Eu me pergunto: quem foi que falou que se um homem espera digamos, alguns meses, para transar com sua namorada, ele não precisa de camisinha?
Eu tenho consciência de que a opinião deles se baseia em dogmas religiosos, mas achei a fala dos religiosos muito delirante. Hoje, com as relações tão instáveis e efêmeras, o uso da camisinha é fundamental para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. E também existe a infidelidade. Não dá pra saber se um parceiro ou parceira está sendo fiel apenas àquela relação. E, mesmo que tudo isso não existisse, a camisinha também previne a gravidez fora de hora.
Fiquei pensando nas pessoas que são muito religiosas e que, portanto, seguem esses dogmas. Ouvindo a fala de seus líderes, eles podem seguir o que foi dito e, sinceramente, acho uma temeridade alguém dizer para seu "rebanho" que os casais, muitos há pouco tempo juntos, que eles não precisam usar métodos contraceptivos para se proteger do que quer que seja.
Respeito as opiniões desses líderes e das religiões que eles representam, mas também tenho o direito de contestar esses pensamentos. Quem tem razão? Eu não faço ideia. A vida e as questões relacionadas a ela não são só pretas ou brancas, sagradas ou profanas. O bom do programa "Amor & Sexo" é que ele apresenta diversos lados de uma discussão que pode continuar na casa do espectador.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesmo com protagonista descaracterizada, "Gabriela" foi bom entretenimento

Final de "Revenge" decepciona e desvaloriza confronto entre protagonistas

The Blacklist apresenta novo gancho para trama central e introduz spin-off arriscado