Teledramaturgia 60: as novelas marcantes - parte 2

Continuando o post da semana passada (que você pode ver clicando aqui), em homenagem aos 60 anos da teledramaturgia no Brasil, aqui vão as últimas cinco vagas da lista de novelas mais marcantes:

- Senhora do Destino (2004) : Depois de ser abandonada pelo marido, Maria do Carmo Ferreira da Silva (Carolina Dieckmann) decide sair de Belém de São Francisco e partir com os cinco filhos para o Rio de Janeiro. A família chega à cidade maravilhosa em pleno dia da decretação do Ato Institucional No. 5 (AI-5) e há muito tumulto pelas ruas. Enquanto socorre o filho mais velho, Reginaldo, Maria do Carmo deixa os outros rebentos sob os cuidados da enfermeira Lourdes (Adriana Esteves). Quando volta, descobre que a enfermeira tinha fugido com Lindalva, sua filha mais nova. Anos depois, Maria do Carmo (agora Suzana Vieira) ainda procura pela filha desaparecida. Com a ajuda do namorado, o jornalista Dirceu de Castro (José Mayer), ela descobre que Lindalva foi criada por Nazaré (Renata Sorrah), que havia fingido ser enfermeira na época para roubar a criança e conseguir se casar com Luís Carlos (Tarcísio Meira), largando a vida de prostituta. No amor, Do Carmo ainda tinha que escolher entre Dirceu e o ex-bicheiro Giovanni Improtta (José Wilker), personagem que roubou a cena na novela de Aguinaldo Silva. "Senhora do Destino" foi um grande sucesso do horário nobre. Entre as cenas marcantes, destaque para a surra que Maria do Carmo deu na sequestradora de sua filha, a sequência final da morte de Nazaré e o momento do reencontro entre Do Carmo e Lindalva. As falas de Giovanni Improtta também eram um dos pontos altos da novela. "Felomenal"!

- Força De Um Desejo (1999) : Quando uma novela começa a adiar seus desfechos e enrolar, ela cria uma "barriga". Partindo desse princípio, considero "Força De Um Desejo" uma novela "sarada", sem barriga alguma. Na trama, Esther Delamare (Malu Mader) é a cortesã mais famosa da corte do Rio de Janeiro do século XIX. Lá, ela conhece Inácio (Fábio Assunção) e se apaixona por ele. Depois de algumas armações da avó de Inácio, Idalina (Nathália Timberg), eles se separam e Esther conhece o barão Henrique Sobral (Reginaldo Faria). Depois de um tempo, eles se casam e Esther descobre que Inácio é filho do barão Sobral. Além do conturbado romance central, "Força De Um Desejo" ficou marcada por uma série de crimes cometidos durante a trama. No último capítulo, descobriu-se que Bárbara (Denise Del Vechio), a esposa de Higino Ventura (Paulo Betti), havia matado o barão Sobral e outros personagens para salvar o casamento e os negócios do marido. O destaque da novela foi o texto, escrito por Gilberto Braga e Alcides Nogueira. A cena da revelação de que Bárbara era a assassina, as reviravoltas na vida do casal Esther e Inácio e as armações da vilã Idalina fizeram de "Força De Um Desejo" a melhor novela de época já exibida. Pelo menos, para mim.

 - Celebridade (2003) : Ao melhor estilo de Bette Davis e Anne Baxter no filme "A Malvada", "Celebridade" trouxe para o horário nobre a disputa entre a empresária Maria Clara Diniz (Malu Mader) e Laura (Cláudia Abreu), que sempre quis tomar o lugar e a fama da empresária. Como quem não quer nada e com a ajuda de Marcos (Márcio Garcia), Laura se infiltrou na empresa de Maria Clara e fez de tudo para destruí-la, levando a empresária ao fundo do poço. Na verdade, tudo isso não passava de uma vingança por Laura achar que Maria Clara era a responsável por ter roubado de sua mãe o título de "A Musa do Verão", que fazia parte de uma música composta por Ubaldo (Gracindo Jr.). O assassinato do empresário Lineu Vasconcelos (Hugo Carvana) movimentou a trama e o crime só foi desvendado no último capítulo, quando descobriu-se que a vilã Laura matou Lineu para recuperar as provas de que a música que deixou Maria Clara famosa havia sido composta por Ubaldo. Dentre os momentos marcantes de "Celebridade", destacam-se: as tentativas de Darlene (Deborah Secco) e Jaqueline (Juliana Paes) em alcançar à fama; a cena da morte da dupla Laura e Marcos; e quando Laura consegue comprar a casa que era de Maria Clara.

- A Indomada (1997): Escrita por Aguinaldo Silva e Ricardo Linhares, "A Indomada" se passava em Greenville, cidade fictícia colonizada por ingleses no nordeste brasileiro. Lá, a protagonista Helena (Adriana Esteves) conhece e se apaixona pelo forasteiro Teobaldo (José Mayer) e é perseguida pelo ódio de sua tia, Maria Altiva Pedreira de Mendonça e Albuquerque (Eva Wilma). Não faltavam figuras engraçadas em Greenville como o prefeito Ipiranga (Paulo Betti), que não continha seu fogo para "nhanhar" com a mulher Scarlet (Luiza Tomé); e o deputado Pitágoras (Ary Fontoura). Nas noites de lua cheia, um misterioso "homem" conhecido como Cadeirudo atacava as mulheres de Greenville e dava dor de cabeça à juíza Mirandinha (Betty Faria). "A Indomada" se destacava pelas tramas engraçadas e fantasiosas e pelo texto, que misturava palavras do nosso vocabulário com o inglês. Momentos únicos marcaram a novela como  quando o filho de Teobaldo, Emanuel (Selton Mello), se transforma em um anjo; a morte da vilã Altiva; quando o delegado Motinha (José de Abreu) cai em um buraco e vai parar no Japão; e a revelação da verdadeira identidade do Cadeirudo.

- Laços de Família (2000) : Escrita por Manoel Carlos, a trama trazia mais uma protagonista de nome Helena, marca registrada do autor. No Leblon, onde são ambientadas as tramas do autor, Helena (Vera Fisher) conhece Edu (Reynaldo Gianecchini) e se envolve com ele. Porém, a filha dela, Camila (Carolina Dieckmann), se apaixona e passa a viver um romance com o namorado da mãe. No meio da trama, Camila descobre ter leucemia e precisa de um transplante de medula óssea para sobreviver. O drama de Camila, usando as palavras da minha amiga Amábile Bianchi, foi uma "comoção nacional". Helena, então, decide engravidar do pai de Camila, Pedro (José Mayer), para conseguir gerar um bebê que pudesse doar a medula para a filha. "Laços de Família" foi baseada numa notícia de jornal: nos Estados Unidos, em 1990, a mãe de uma jovem com leucemia engravidou para salvar a filha. Manoel Carlos é especialista em transportar dramas reais para os folhetins e utilizar os chamados "merchandisings sociais" em suas histórias, informando o público sobre doenças e problemas sociais. A cena em que Camila raspa a cabeça para impedir que o cabelo comece a cair, após os efeitos da quimioterapia, entrou para a história da telenovela brasileira.

Como já disse no primeiro post, a teledramaturgia é muito presente na vida dos brasileiros. E, com certeza, cada um tem suas cenas e novelas favoritas. Espero que, com essa brincadeira de listar novelas e momentos marcantes da TV, vocês, que gostam de teledramaturgia, possam ter rememorado esses momentos. Semana que vem: uma lista com os clichês mais usados na teledramaturgia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesmo com protagonista descaracterizada, "Gabriela" foi bom entretenimento

Final de "Revenge" decepciona e desvaloriza confronto entre protagonistas

The Blacklist apresenta novo gancho para trama central e introduz spin-off arriscado