"How to Get Away with Murder" foge do óbvio na estreia da quarta temporada

Já virou um hábito vermos Annalise Keating (Viola Davis) e seus alunos de Direito envolvidos em um crime, geralmente um assassinato, nos inícios de temporadas. Mas, os criadores de "How to Get Away with Murder" resolveram fugir do óbvio e começaram o quarto ano da série mais focados nos dramas pessoais da protagonista e em algumas pontas soltas deixadas na temporada passada.
Na estreia do novo ano, que ocorreu na quinta-feira (28), nos Estados Unidos, a advogada volta a ser Anna Mae para cuidar da mãe (Cicely Tyson), que está sofrendo de demência. Como sempre acontece no ambiente familiar, o espectador pode, então, entrar em contato com um lado mais frágil e humano da protagonista, que, além de lidar com a doença da matriarca da família, ainda precisa encarar problemas do passado e os traumas recentes causados pela morte de Wes (Alfred Enoch).
Enquanto isso, os alunos de Annalise tentam retomar a vida após os acontecimentos traumáticos da terceira temporada. A mais afetada continua sendo Laurel (Karla Souza), que permanece grávida de Wes e ainda tendo que lidar com as informações sobre o assassinato do personagem. Connor (Jack Falahee) e Oliver (Conrad Ricamora) tentam retomar a relação e passam a discutir, inclusive, casamento, ao mesmo tempo em que Michaela (Aja Naomi King) e Asher (Matt McGorry) também levam o relacionamento a outro patamar.
O grupo, contudo, é surpreendido por uma mensagem de Annalise e um convite para jantar. Lá, eles descobrem que estão sendo dispensados pela advogada e reagem mal a ter que deixar de trabalhar com a advogada, mesmo já tendo desejado por isso. A dispensa também envolve a fiel escudeira Bonnie (Liza Weil), também surpresa com a decisão da protagonista.
Tentando fugir do habitual recurso para criar um fio-condutor para a temporada, "How to Get Away with Murder" volta explorando aspectos pessoais da protagonista, buscando dar o tom das mudanças da personagem para a temporada. Mesmo não resistindo e deixando um gancho misterioso para os próximos episódios, a série acerta ao desviar da fórmula que a consagrou. Ainda é cedo, no entanto, para saber se a trama do novo ano vai conseguir se sustentar com o caminhar dos capítulos.
Além da precisa e sempre intensa interpretação de Viola Davis, merece destaque o desempenho de Cicely Tyson, que contribui com bastante força na estreia da quarta temporada e como já fez ao longo dos outros anos. A personagem de Liza Weil também pode ganhar contornos interessantes na nova temporada. O único perdido por ali, pelo menos por enquanto, é Frank (Charlie Weber), que ainda aparece sem função para a trama.
Pelo menos na estreia, "How to Get Away with Murder" deu um passo interessante para a construção de uma nova temporada. Resta saber se a série terá uma história tão intensa quanto nos outros anos.


HOW TO GET AWAY WITH MURDER (quarta temporada)

ONDE: ABC (Estados Unidos) e Canal Sony (Brasil; ainda sem data de lançamento)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesmo com protagonista descaracterizada, "Gabriela" foi bom entretenimento

Final de "Revenge" decepciona e desvaloriza confronto entre protagonistas

The Blacklist apresenta novo gancho para trama central e introduz spin-off arriscado