domingo, 1 de outubro de 2017

Nova versão de "DuckTales" revive clássico para novas gerações

Desde que foi anunciada, a nova versão do clássico desenho "DuckTales", que recebeu o título de "Caçadores de Aventuras" aqui no Brasil, me despertou muita curiosidade. Afinal, como resgatar um sucesso do final dos anos 80 e início dos anos 90 para o público de hoje? Agora, com a estreia da animação nos Estados Unidos, produzida pelo canal Disney XD, a resposta parece óbvia: uma história divertida, bons personagens e uma "pitada" de atualidade.
A nova versão do desenho ainda gira em torno de Tio Patinhas (voz de David Tennant, o Killgrave de "Jessica Jones") e sua busca por tesouros. Agora, no entanto, o roteiro procura dar mais detalhes sobre a origem dos sobrinhos Huguinho, Zezinho e Luizinho, deixados na mansão do pato mais rico do mundo enquanto o tio deles, o Pato Donald (na voz clássica de Tony Anselmo), procura por emprego. A origem pouco explorada do trio de sobrinhos do Tio Patinhas também ganha novos contornos com o mistério envolvendo a mãe dos jovens patos.
Com os sobrinhos e Donald participando de alguns episódios, o Tio Patinhas, depois de uma dedicação mais intensa aos negócios quem envolvem sua Caixa-Forte, volta a buscar por tesouros e mistérios antigos. Essas histórias trazem, também, referências ao desenho original, com a inclusão de personagens clássicos como Capitão Boing, Professor Pardal, os Irmãos Metralha e Pão-Duro McMoney.
Além dos elementos presentes no original, o novo "DuckTales" mostra interesse e dedicação a se enquadrar em questões atuais, sem perder a essência. Isso fica muito claro na forma como as personagens Patrícia e Patilda são apresentadas. Agora, as patas estão bem longe do esteriótipo de fragilidade feminina do original e ganham mais importância na história.
Em relação à adaptação, pelo menos por enquanto, pode-se dizer que a tarefa de transportar a animação para o público atual foi bem-sucedida. Além de ganhar personagens mais complexos, a nova versão soube respeitar o "espírito" do original e, ao mesmo tempo, retratar hábitos e comportamentos modernos. O traço do desenho também é esteticamente interessante, algo difícil se pensarmos em outras séries do gênero.
A nova versão de "DuckTales" surge como uma ótima opção para o público infantil, que pode assistir a uma animação que flerta com o clássico, mas se apresenta como algo perfeitamente encaixado aos dias de hoje. No fundo, o desenho surge para reforçar que uma história divertida e bons personagens podem ser explorados em qualquer tempo.

DUCKTALES (primeira temporada)

ONDE: Disney XD (ainda sem data de lançamento no Brasil)

COTAÇÃO: ★★★★ (ótimo)


Nenhum comentário:

Postar um comentário