A arte de discutir nada com coisa nenhuma

Não ter assunto nenhum para discutir e, mesmo assim, conseguir fazer um programa de duas horas é uma arte. Seja da enrolação, do vazio ou da especulação, é uma arte. Pensando por essa linha de raciocínio, Sônia Abrão é uma das maiores artistas do nosso tempo.
Com o seu " A Tarde É Sua", programa que comanda de segunda a sexta na RedeTV, a apresentadora nos brinda todas as tardes com uma atração vazia e que vive de especular a vida alheia. Ela pode ser (mal) comparada a uma pintora, que expõe uma tela em branco e quer convencer a todos de que aquilo é uma obra de arte contemporânea que representa o vazio existencial da vida de uma pessoa.
Todos os dias, Sônia nos apresenta uma tela em branco, vazia de informação, de entretenimento e de relevância. O programa sobrevive discutindo nada com coisa nenhuma, muitas vezes acrescentando à essa equação dramas e conflitos pessoais de terceiros. Nesta segunda-feira (20), Sônia se propôs a discutir o depoimento que o cantor Marrone ainda iria dar à polícia sobre o acidente de helicóptero que sofreu há um tempo atrás. Para "aprofundar" a discussão, a apresentadora conta com um time de psicólogos, advogados e especialistas em segurança. Depois de uma intensa conversa, eles chegam a nenhuma conclusão. Até porque, como o tema da discussão ainda não tinha acontecido, só restava a eles especular. E isso não é um caso isolado, acontece sempre.
Não quero aqui, no entanto, dizer que Sônia é uma má profissional. Não cabe a mim essa avaliação. Mas, preciso dizer, que o programa é vazio e que se alimenta, muitas vezes, da desgraça humana. É claro que a apresentadora e o programa não devem levar a culpa sozinhos por isso. Se as matérias do "A Tarde É Sua" exploram a vida de algumas pessoas, é porque elas mesmas se deixam explorar e terem seus dramas contados por Sônia que, venhamos e convenhamos, sempre faz cara de que está sofrendo muito com tudo aquilo.
Em todo caso, gosto é gosto. Tem gente que olha para essa tela em branco e vê algum significado. Eu não vejo. Gosto e me interesso por informação. Isso aqui é outra coisa: É especulação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesmo com protagonista descaracterizada, "Gabriela" foi bom entretenimento

Final de "Revenge" decepciona e desvaloriza confronto entre protagonistas

The Blacklist apresenta novo gancho para trama central e introduz spin-off arriscado