"Esquenta!" é o programa que faltava nos domingos da TV

A programação dos domingos na TV Globo foi, durante muito tempo, intocável. Depois do "Esporte Espetacular", vinha "A Turma do Didi", "Temperatura Máxima", a primeira parte do "Domingão do Faustão", futebol, a segunda parte do "Faustão" e seguia noite adentro. Mexendo um pouco na estrutura da grade, a Globo decidiu apostar no humor de "Os Caras de Pau", que entrou logo depois do Didi, e empurrou a sessão de filmes para mais tarde, extinguindo a primeira parte do programa do Faustão. Talvez, hoje, essa grade precise novamente de um ajuste.
Depois de pouco mais de dois meses, neste domingo (26), Regina Casé voltou ao ar com seu "Esquenta!". O programa, que começou como um especial para cobrir as férias dos "cativos" da grade, ganhou uma edição extra agora em junho devido ao sucesso alcançado. Longe de querer parecer pretencioso, acho um erro deixar um programa como esse restrito a períodos específicos. "Esquenta!" é o melhor programa de auditório dos últimos tempos.
Regina Casé, em outras oportunidades, já pôde mostrar que sabe falar com o povo. Agora, ela só faz confirmar isso. Com um jeito que só ela tem, consegue deixar o convidado à vontade e, ao mesmo tempo, tornar o papo próximo de quem assiste. Em outras palavras, Regina leva jeito de ser "gente como a gente".
O ganho do programa é, no entanto, não ter vergonha de ser popular. Apresentando uma mistura de ritmos, credos, cores, hábitos e modas, "Esquenta!" mostra o Brasil e a cara do brasileiro. Neste programa especial de São João, as tradições dessa festa típica estiveram presentes e me fizeram lembrar o quanto o Brasil é grande e cheio de nuances. Ainda teve a mistura de funk, forró e sertanejo universitário com o baião de Luiz Gonzaga.
Repito o que disse da primeira vez que escrevi aqui sobre o "Esquenta!": nem todos os ingredientes dessa mistura do programa me agradam. Não gosto, por exemplo, de funk, forró e sertanejo universitário. Mas, tenho que admitir, que essa mistureba toda dá um belo de um programa. Uma atração com a cara do brasileiro e, talvez, um dos poucos que sejam verdadeiramente populares.
"Esquenta!" deveria ter lugar cativo na grade dos domingos da Globo. Por que não acabar com a "Temperatura Máxima", que sempre reprisa os mesmo filmes à exaustão? Assim, Didi e "Os Caras de Pau" iriam ao ar mais tarde e, no horário desses dois programas, entraria o "Esquenta!". Para encaixar a Xuxa nas tardes de sábado, a Globo já extinguiu a "Sessão de Sábado". Por que não fazer isso aos domingos? Regina Casé merece o espaço.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesmo com protagonista descaracterizada, "Gabriela" foi bom entretenimento

Final de "Revenge" decepciona e desvaloriza confronto entre protagonistas

The Blacklist apresenta novo gancho para trama central e introduz spin-off arriscado