"O Rei do Gado" completa 15 anos da primeira exibição

O horário nobre da TV Globo começou a abrigar, em 17 de junho de 1996, a disputa entre as famílias dos Berdinazi e dos Mezenga. Hoje, exatamente 15 anos depois, "O Rei do Gado" comemora essa marca com um reprise no canal Viva.
Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a trama da novela começa nos anos 40, com a rixa entre os fazendeiros Giuseppe Berdinazi (Tarcísio Meira) e Antônio Mezenga (Antônio Fagundes). Os dois brigam pela posição de uma cerca que divide as fazendas das duas famílias. Em meio a essa guerra, Giovanna (Letícia Spiller) e Enrico (Leonardo Brício), filhos de Giuseppe e Antônio, respectivamente, se apaixonam e tornam a briga das famílias ainda mais intensa. Para viverem juntos, os apaixonados decidem fugir e começar a vida juntos longe dali. 
Enquanto que o casal Antônio e Nena Mezenga (Vera Fisher) aceita o casamento de Enrico com Giovanna, Giuseppe e os filhos Geremias (Caco Ciocler) e Giácomo (Manoel Boucinhas) alimentam ainda mais esse ódio, fazendo sofrer Marieta (Eva Wilma), a matriarca dos Berdinazi. Longe dali, Giovanna dá a luz um menino.
Anos depois, Bruno Mezenga (novamente Antônio Fagundes) é um rico proprietário de terras e boiadas pelo Brasil. Porém, a riqueza veio acompanhada dos problemas com os filhos Marcos (Fábio Assunção) e Lia (Lavínia Vlasak), e da traição da mulher Léa (Silvia Pfeifer), que deseja colocar as mãos na fortuna do marido para viver com Ralf (Oscar Magrini).
Com o casamento já balançado, Bruno se apaixona por Luana (Patrícia Pillar), uma boia-fria que se junta ao Movimento dos Sem-Terra (MST) e invade uma das fazendas do "Rei do Gado". Desmemoriada depois de um acidente de caminhão, a moça desconhece a sua origem e decide ficar trabalhando na fazenda de Bruno. Vivendo um romance com Bruno, Luana recobra a memória e descobre se chamar Marieta Berdinazi, a filha desaparecida de Giácomo.
Marieta estava sendo procurada por seu tio Geremias Berdinazi (agora Raul Cortez), que deseja deixar toda a fortuna que juntou para ela. Para tentar enganar o fazendeiro, seu advogado Fausto (Jairo Mattos) lhe apresenta Rafaela (Glória Pires), um mulher que jura ser a Marieta que Geremias procura. Mais adiante, descobre-se que Rafaela é neta de Bruno Berdinazi (Marcello Antonny, na primeira fase), irmão de Geremias morto em combate na Segunda Guerra.
"O Rei do Gado" teve um bela primeira fase, com uma fotografia cinematográfica assinada por Walter Carvalho. Durante seis capítulos, a disputa entre as famílias para mudar a cerca de lugar chamou atenção pela qualidade técnica e pelo elenco.
Já na segunda fase, além da trama do protagonista Bruno Mezenga, destacaram-se também as discussões sobre reforma agrária e a abordagem sobre os sem-terra. "O Rei do Gado" apresentou a saga de um senador honesto (Carlos Vereza) que lutava por mais honestidade no Congresso Nacional e pela reforma agrária.  Em uma das cenas mais marcantes da novela, o senador discursa para um plenário com apenas três senadores, sendo que nenhum deles presta atenção ao discurso. Mostrar, pela primeira vez, as ideologias e a vida de um acampamento dos sem-terra era o papel de Regino (Jackson Antunes) e Jacira (Ana Beatriz Nogueira), um casal que lutava pelo movimento. No fim da novela, tanto Regino quanto o senador Caxias são mortos.
Com a exibição no Viva, podemos conferir a reprise de um dos maiores sucessos da televisão e, com certeza, a melhor novela de Benedito Ruy Barbosa. "O Rei do Gado" continua atual, mesmo tendo um ritmo diferente das novelas de agora. A briga entre os "maledettos" Berdinazi e Mezenga ainda rende 15 anos depois.

O REI DO GADO

QUANDO: de segunda a sexta-feira

ONDE: canal Viva

HORÁRIO: 16h30

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesmo com protagonista descaracterizada, "Gabriela" foi bom entretenimento

Final de "Revenge" decepciona e desvaloriza confronto entre protagonistas

The Blacklist apresenta novo gancho para trama central e introduz spin-off arriscado