Uma banana para o Brasil

Reprodução/TV Globo

Exibida originalmente em 1989, na novela "Vale Tudo", de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères, a clássica cena de um corrupto dando uma banana para o Brasil teve uma releitura exibida nesta terça-feira (28), em "Insensato Coração".
Também escrita por Braga, mas desta vez em parceria com Ricardo Linhares, "Insensato Coração" mostrou a tentativa de fuga de Horácio Cortez (Herson Capri), um banqueiro corrupto que apareceu em um vídeo na internet subornando um senador.
Ao tentar fugir do Brasil com a esposa Natalie (Deborah Secco) e a filha Paula (Tainá Muller), Cortez demonstra todo o seu desprezo pelo país dando uma banana para a terra que explorou tanto.
A cena exibida agora foi uma clara alusão à clássica "Vale Tudo", em reprise no canal Viva. Na trama original, depois de dar um golpe, Marco Aurélio (Reginaldo Faria) decide fugir do país com a esposa Leila (Cássia Kiss). A fuga também era providencial para Leila, já que ela era a assassina da vilã Odete Roitman (Beatriz Segall). Ao decolar, Marco Aurélio dá uma banana para o país ao som de "Brasil", música de Cazuza interpretada por Gal Costa.
A cena de "Insensato Coração", no entanto, teve um final diferente da original de "Vale Tudo". Enquanto que nesta Marco Aurélio consegue fugir do país, em "Insensato", Cortez não teve a mesma sorte e foi preso pela polícia. Será que os tempos mudaram e que a impunidade acabou no Brasil? É claro que não. Mas, se os corruptos não são presos na vida real como gostaríamos, que, pelo menos, possamos nos sentir vingados nas novelas. Lugar de corrupto é na cadeia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesmo com protagonista descaracterizada, "Gabriela" foi bom entretenimento

Final de "Revenge" decepciona e desvaloriza confronto entre protagonistas

The Blacklist apresenta novo gancho para trama central e introduz spin-off arriscado