A batalha pelo trono de Westeros


Para quem gosta de uma boa história épica com fantasia, traição, violência e disputas pelo poder, "Game of Thrones" é o que há de melhor no ar atualmente. A série da HBO, recém-lançada no Brasil, é inspirada na saga Crônicas de Gelo e Fogo", de George R. R. Martin, cujo primeiro volume já foi publicado no país.
A trama começa com a visita do rei Robert Baratheon (Mark Addy) a Ned Stark (Sean Bean), patriarca de uma das principais famílias de Westeros, um continente composto por sete reinos. Na ocasião, Stark recebe a proposta de ser "A Mão do Rei", uma espécie comandante e conselheiro que o ajudaria a reconquistar o trono, vago desde que o antigo ocupante foi assassinado de maneira misteriosa.
Stark é pai de cinco filhos, sendo apenas um ilegítimo. Jon Snow (Kit Harington) sempre foi tratado com consideração pelos irmãos e pelo pai, mas foi renegado por Catelyn (Michelle Fairley), esposa de Stark. Snow se junta ao exército dos Patrulheiros da Noite, responsáveis por vigiar a muralha de gelo ao norte de Westeros.
No entanto, a relação incestuosa entre a rainha Cersei Lannister (Lena Headey) e seu irmão Jamie Lannister (Nikolaj Coster-Waldau) é descoberta por Bran (Isaac Hempstead-Wright), filho de Ned Stark, podendo criar uma guerra entre as famílias. "Game of Thrones" também apresenta a trama dos irmãos Viserys Targaryen (Harry Lloyd) e Daenerys (Emilia Clarke), que vivem do outro lado do mar desde que o pai foi assassinado pelo rei Robert. Para conseguir o trono de volta, Viserys oferece sua irmã a Drogo (Jason Momoa) em troca de um exército bem treinado.
"Game of Thrones" traz para a TV uma linguagem cinematográfica que, por vezes, lembra "O Senhor dos Anéis". A série, no entanto, possui uma trama mais adulta, carregada de violência, sangue e sexo. Algumas cenas violentas, inclusive, são de dar frio na espinha e provocam agonia no espectador. Pessoalmente, o que me causa mais aflição são as cenas de violência com animais. Sim, eu sei que é tudo de mentira, mas a produção é tão bem feita que esse tipo de cena parece real.
Sucesso nos Estados Unidos desde que estreou, em abril, a série foi renovada para uma segunda temporada mesmo tendo, na época, apenas um único episódio exibido. "Game of Thrones" é excelente, a perfeita combinação entre fantasia e maturidade.

GAME OF THRONES

QUANDO: domingo (inéditos), com reprises durante a semana

ONDE: HBO

HORÁRIO: 21 horas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesmo com protagonista descaracterizada, "Gabriela" foi bom entretenimento

Final de "Revenge" decepciona e desvaloriza confronto entre protagonistas

The Blacklist apresenta novo gancho para trama central e introduz spin-off arriscado