Chega de escolinhas, por favor


Chacrinha era um profeta: "Na TV, nada se cria. Tudo se copia". Depois que Chico Anysio criou a "Escolinha do Professor Raimundo" e fez sucesso com ela, a fórmula é repetida exaustivamente. Neste domingo (15), estreou a "Escolinha do Gugu", mais uma tentativa de ganhar audiência com o formato.
Com a "Escolinha do Gugu", a Record parece querer nos colocar  em uma máquina do tempo e nos transportar uns dez anos no passado. Essa escolinha é exatamente igual à extinta "Escolinha do Barulho", que o mesmo canal levou ao ar anos atrás. A maior parte do elenco é a mesma, os figurinos são os mesmo e o cenário (que surpresa) é o mesmo. A diferença é que, na versão anterior, a escolinha ainda provocava alguma risada. Tinha um frescor que, por mais que não fosse original, parecia ser novidade. Agora, a "Escolinha do Gugu" não tem graça nenhuma. É mais do mesmo, com alguns personagens toscos que nos causam, no máximo, vergonha.
A participação de Geisy Arruda é, sem sombra de dúvidas, ridícula. Interpretando ela mesma, aparece na escola com um vestido inadequado e é expulsa pelo professor Gugu. Geisy é uma das representantes do elenco que causa vergonha alheia em quem assiste. Outro erro do programa foi chamar outros "comediantes" para viverem personagens conhecidos. A ex-BBB Cacau agora interpreta Dona Linda Rosa, personagem antigamente feito por Adriana Ferrari. Vanessa Zoth interpreta Fifi de Assis, a séria estudante que tira nota dez e a roupa também, mas que em nada lembra Paula Melissa, que fez a personagem na antiga "Escolinha do Barulho". Paula Melissa, pelo menos, conseguiu interpretar essa mudança de recatada para fogosa da personagem. Já na versão atual...
Personagens conhecidos também voltaram nesta escolinha: Samuel Blaustein, Geraldo, Ceguinho, Salim Muchiba, Paulo Cintura e alguns outros. No entanto, já que a Record queria ressuscitar a ideia de criar uma escolinha que, pelo menos, fossem atrás de novos humoristas. Não que esses antigos não pudessem mais fazer, mas que se apostasse em novos comediantes. Mas, sabe como é, é mais fácil copiar o que já estava pronto do que apostar em algo novo.
Para o canais que acham que, com o "lançamento" da "Escolinha do Gugu", também vão ter sucesso se apostarem no formato, eu imploro: chega de escolinhas. por favor. Chico Anysio, que fazia bem e tinha uma boa trupe de comediantes, já parou e só ele teria talento pra voltar com ela. Não insistam.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesmo com protagonista descaracterizada, "Gabriela" foi bom entretenimento

Final de "Revenge" decepciona e desvaloriza confronto entre protagonistas

The Blacklist apresenta novo gancho para trama central e introduz spin-off arriscado