"Divã" é a terapia do riso que todos precisam


Depois de uma bem-sucedida carreira na literatura, no teatro e no cinema, a série "Divã" chegou à TV para ficar No ar desde o início de abril, na TV Globo, a conturbada vida de Mercedes (Lilia Cabral) rende boas histórias, com situações engraçadíssimas e dramáticas. Todas essas emoções da protagonista, baseadas no livro de Martha Medeiros, passam pelo divã do terapeuta Lopes que, mesmo sem dizer uma palavra, consegue fazer com que Mercedes possa refletir sobre a busca da felicidade.
Ser feliz, aliás, é tudo o que Mercedes procura. Nessa busca, acaba metendo os pés pelas mãos e divertindo todos os telespectadores. Logo no início desta primeira temporada, ela se envolve com Carlos (Domingos Montagner), mesmo sabendo que o cara é casado. Como desgraça pouca é bobagem na vida de Mercedes, ela acaba descobrindo que o filho Thiago (Johnny Massaro) namora com a filha de Carlos e, como se não bastasse, que começou uma amizade com Suzana (Patrícia Pillar), a esposa de seu namorado. Quando as duas famílias se reúnem para celebrar o namoro dos filhos, o jantar pega fogo.
No episódio da última terça-feira (3), Mercedes recebe um convite para ir a um baile e encontrar com toda sua turma dos tempos de escola. Como nada é simples na vida dela, inventa para uma antiga amiga que irá ao baile acompanhada do namorado, um rico empresário do ramo da exportação. Escalado para o papel, o cabeleireiro gay de Mercedes, Renée (Paulo Gustavo), recebe a difícil missão de acompanhá-la. Mas, difícil mesmo é ele ter que fingir que é heterossexual para todos no baile. O episódio foi um dos mais engraçados até agora.
Conhecer a namorada mais velha do filho mais velho Bruno (Duda Nagle) também é um drama para Mercedes. Só para ela, porque, para o telespectador, é risada na certa Pior ainda é ela descobrir que essa namorada é Dora (Gisele Fróes), uma atriz que conheceu no salão de cabeleireiro que frequenta. Numa das cenas do episódio, Mercedes e sua amiga Tânia (Totia Meirelles) vão para um balada e encontram Bruno e Dora. Quando o casal revela que foi ali que se conheceu, Mercedes dispara: "Vocês se conheceram aqui? Era aniversário de algum sobrinho seu?" E essa foi apenas uma das pérolas que Mercedes proferiu sobre o namoro do filho.
A vida de Mercedes também tem momentos dramáticos. Em um deles, ela precisa de inspiração para pintar os quadros que serão expostos na galeria de sua amiga Tânia e, para isso, procura fazer caridade e a diferença na vida dos moradores de um asilo. Lá, se encanta com o talento para a pintura de uma senhora, que acaba trazendo a inspiração de Mercedes de volta e ensina a ela mais sobre a vida.
Em sua versão para televisão, "Divã" traz de volta o clima do filme e mostra que o formato da história pode ser muito bem aproveitado como série. O excelente trabalho de coadjuvantes, como Paulo Gustavo, e a divertida interpretação de Lilia Cabral também sustentam a trama. Que mais temporadas venham, porque todo mundo precisa de uma terapia do riso de vez em quando.

DIVÃ (primeira temporada)

ONDE: TV Globo

QUANDO: toda terça-feira

HORÁRIO: por volta das 23 horas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesmo com protagonista descaracterizada, "Gabriela" foi bom entretenimento

Final de "Revenge" decepciona e desvaloriza confronto entre protagonistas

The Blacklist apresenta novo gancho para trama central e introduz spin-off arriscado