Sem lenço e sem documento


Se você é como eu e se interessa de filmes, minisséries, novelas e livros sobre a ditadura militar, não pode deixar de ver "Anos Rebeldes", que desde esta segunda-feira (30) ocupa espaço na grade do canal Viva.
Escrita por Gilberto Braga e dirigida por Dennis Carvalho, a minissérie se passa entre os anos de 1964 e 1979 e conta a história de Maria Lúcia (Malu Mader), uma jovem avessa à militância política que se apaixona pelo idealista João Alfredo (Cássio Gabus Mendes), membro do movimento estudantil e preocupado com as questões sociais.
No primeiro capítulo, os personagens são apresentados ainda jovens estudantes de um importante colégio no Rio de Janeiro. João e os amigos procuram personalidades para ministrarem um ciclo de palestras para os alunos e, assim, dão os primeiros passos em direção à militância. Conhecem Orlando Damasceno (Geraldo Del Rey), jornalista com ideais comunistas e que sempre abdicou da vida particular em função de suas convicções políticas. Suas escolhas sempre causaram preocupações e fizeram com que Maria Lúcia não concordasse com as atitudes do pai. A minissérie também apresenta, no primeiro capítulo, Heloísa (Cláudia Abreu), uma jovem aparentemente alheia aos problemas políticos da época, mas que, com o tempo, enfrenta o regime militar.
Não quero aqui contar toda a trama de "Anos Rebeldes". Isso tudo aí em cima é o mínimo, já que muitos outros enredos e personagens permeiam a minissérie de Gilberto Braga. Quis falar da obra, pois acho uma minissérie importante para conhecermos um pouco sobre o que eram esses tempos.
"Anos Rebeldes" tem, ainda, uma das cenas mais marcantes da televisão brasileira. Nela, Heloísa é parada numa blitz após ser reconhecida por um policial e, tentando mostra sua carteira de identidade, é assassinada. A cena possui um erro gritante de continuidade: quando Heloísa é atingida pelos policiais, joga longe a bolsa que portava, mas, depois de um corte, aparece com a bolsa nas mãos para mostrar que pegava sua identidade para mostrá-la ao policial. Mesmo com essa escorregada, a cena é forte e muito marcante.
Por tudo isso, "Anos Rebeldes" é um programão para o fim de noite. Além de mostrar a luta contra a ditadura, também nos faz conhecer mais sobre a efervescência cultural, apresentando músicas, poesias, peças de teatro, filmes e programas de TV da época. Um período importante da nossa história ao alcance do controle remoto.

ANOS REBELDES

QUANDO: de segunda a sexta-feira

ONDE: canal Viva

HORÁRIO: 23h45

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesmo com protagonista descaracterizada, "Gabriela" foi bom entretenimento

Final de "Revenge" decepciona e desvaloriza confronto entre protagonistas

The Blacklist apresenta novo gancho para trama central e introduz spin-off arriscado