"Som Brasil": boa música tarde da noite


A TV Globo já começou a anunciar o próximo "Som Brasil", desta vez homenageando Ataulfo Alves. Em cada programa, os sucessos de um artista brasileiro são apresentados por novos talentos da música, cantores consagrados e, até mesmo, por intérpretes que não são conhecidos do grande público. Entre os homenageados já estiveram Chico Buarque, Dominguinhos, Nelson Cavaquinho, Dorival Caymmi, Os Paralamas do Sucesso, Adoniran Barbosa, Cartola, Cazuza e tantos outros.
Toda vez que uma nova edição do "Som Brasil" começa a ser anunciada, fico pensando o porquê de colocarem um programa bom como esse em um horário tão ingrato: na última sexta-feira do mês, depois do "Programa do Jô". É até aceitável colocar no ar um programa como esse mensalmente, mas, por que de madrugada? Graças a Deus, tenho insônia e assisto sempre que posso. Mas, e quem não tem? E quem gostaria de poder curtir boa música na TV, mas precisa acordar cedo para ir trabalhar no dia seguinte? Ou, então, quem trabalhou o dia todo e não consegue ficar acordado para ver, não tem direito a ver um programa como esse?
A resposta para o meu questionamento é fácil: "Som Brasil" não vai ao ar mais cedo para não comprometer a audiência do canal. Afinal, quem pode garantir que um produto de tão boa qualidade vai atingir um número desejável de audiência? Infelizmente, a preocupação com os números do Ibope arrastam programas como "Som Brasil" para as madrugadas e privam o telespectador de ver um show como esse.
Percebo uma certa subestimação por parte dos responsáveis pela programação de todas as TVs. É comum acharem que um programa não vai dar audiência porque é um produto mais "elitizado". "O povão não vai gostar", podem dizer alguns. Isso é subestimar o telespectador. Seja rico ou pobre, analfabeto ou escolarizado, da classe A ou da classe E, todo mundo gosta de produtos de qualidade e tem direito a eles.
Depois de tudo o que foi dito, só me resta dizer que o "Som Brasil" é um excelente programa musical. Boa música, bons cantores, bons homenageados. Assista o "Som Brasil, se o sono te deixar.

SOM BRASIL

QUANDO: toda última sexta-feira do mês; dia 27, homenagem a Ataulfo Alves

ONDE: TV Globo

HORÁRIO: por volta das 2h30, depois do "Programa do Jô"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesmo com protagonista descaracterizada, "Gabriela" foi bom entretenimento

Final de "Revenge" decepciona e desvaloriza confronto entre protagonistas

The Blacklist apresenta novo gancho para trama central e introduz spin-off arriscado