Teledramaturgia 60: onde tudo começou


Novela "Sua Vida Me Pertence" (1951)
A teledramaturgia é o principal produto da televisão brasileira. Quase todas as emissoras entendem que sua produção é um chamariz para o telespectador. O público brasileiro, de uma forma geral, gosta de ver novelas e minisséries na programação do seu canal favorito.
Essa história começou há quase 60 anos, mais especificamente em dezembro de 1951. De acordo com o site Teledramaturgia, na ocasião, estreava "Sua Vida Me Pertence", a primeira novela da televisão brasileira. Como não existia video-tape, a novela era exibida ao vivo, todas às terças e quintas-feiras na TV Tupi.

"2-5499 Ocupado" foi a primeira novela diária da TV
Em 1963, na TV Excelsior, estreava "2-5499 Ocupado", novela que tinha Tarcísio Meira e Glória Menezes como protagonistas e que foi a primeira produção diária do gênero na TV.
A Globo, que viria a se tornar a maior produtora de novelas e minisséries no Brasil, só lançou sua primeira novela em 1965: "Ilusões Perdidas" que, inicialmente, era exibida de segunda a quarta e, depois, passou a ir ao ar de segunda a sexta.
Para comemorar os 60 anos da teledramaturgia no Brasil, a TV Globo estreia nesta terça-feira (12) o remake de "O Astro", novela escrita originalmente por Janete Clair e, agora, adaptada por Alcides Nogueira e Geraldo Carneiro. Anunciada como "novela das onze", mas em formato de minissérie, com apenas 60 capítulos, "O Astro" pode inaugurar um novo horário para teledramaturgia, que já é ocupado pela chamada segunda linha de shows da emissora.

"Ilusões Perdidas", a primeira novela da TV Globo

Os que não gostam de novelas e fogem delas como o vampiro foge da cruz, devem estar pensando: "Mas que perda de tempo esse assunto". Para o bem e para o mal, as novelas e minisséries são os melhores produtos que a nossa televisão realiza. Gosto do gênero e discordo quando alguém diz que é perda de tempo assistir a essas produções. Para esses eu digo: não levem a vida tão à sério e divirtam-se um pouco vendo novelas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesmo com protagonista descaracterizada, "Gabriela" foi bom entretenimento

Final de "Revenge" decepciona e desvaloriza confronto entre protagonistas

The Blacklist apresenta novo gancho para trama central e introduz spin-off arriscado