Teledramaturgia 60: quem era o misterioso Cadeirudo em "A Indomada"?

Quando comecei a pensar nesta série de posts sobre as cenas marcantes da teledramaturgia nesses últimos anos, procurei lembrar das novelas que mais gostei e, logo me veio à cabeça "A Indomada".
Novela de Aguinaldo Silva e Ricardo Linhares, a trama se passava em uma fictícia cidade do nordeste do Brasil chamada Greenville. Por ter sido colonizada por ingleses no século XIX, a cidade tinha incorporado alguns hábitos britânicos. Era comum, por exemplo, em pleno sol nordestino, mulheres andarem de casaco de pele. A imigração inglesa também contribuiu com o vocabulário da cidade: expressões como "Oxente, my god!", "Stop", e "Tudo all right" eram frequentes em Greenville.
A cidade de "A Indomada", exibida em 1997, era habitada pelas figuras mais curiosas da dramaturgia. Aguinaldo Silva e Ricardo Linhares resgataram, com isso, o "realismo fantástico" nas novelas, muito utilizado por Dias Gomes e pelo próprio Silva. Tinha homem que virou anjo no fim da novela; uma primeira-dama que adorava "nhanhar" com seu marido e que tinha seu desejo sexual aflorado nas noites em que duas luas cheias tomavam o céu de Greenville; e uma criatura esquisita que atacava as mulheres também em noite de lua cheia. Esse ficou conhecido como Cadeirudo e atacou várias mulheres durante toda a trama. No último capítulo, o segredo foi revelado: Lurdes Maria (Sônia de Paula), uma das beatas mais fervorosas da cidade, era o Cadeirudo! A cena é bem divertida e vale a pena dar uma olhada!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesmo com protagonista descaracterizada, "Gabriela" foi bom entretenimento

The Blacklist apresenta novo gancho para trama central e introduz spin-off arriscado

Final de "Revenge" decepciona e desvaloriza confronto entre protagonistas