Teledramaturgia 60: a volta dos exilados políticos em "Queridos Amigos"

"Queridos Amigos" são para sempre. Foi essa a mensagem que Maria Adelaide Amaral deixou com a minissérie que escreveu na TV Globo, em 2008.
Baseada no livro "Aos Meus Amigos", da mesma autora, a minissérie se passa em 1989 e trata de um grupo de amigos que se reencontram após muitos anos. No centro desse grupo está Léo (Dan Stulbach), um homem que descobre estar doente, mas não procura saber nem que doença tinha e nem qual poderia ser o tratamento. A partir disso, toma a decisão de que vai transformar sua morte em uma obra de arte.
Também fazem parte desse grupo Ivan (Luiz Carlos Vasconcelos), Bia (Denise Fraga), Lena (Débora Bloch), Pedro (Bruno Garcia), Benny (Guilherme Weber), Tito (Matheus Nachtergaele), Vânia (Drica Moraes), Raquel (Maria Luisa Mendonça), Pingo (Joelson Medeiros), Lúcia (Malu Galli) e Rui (Tarcísio Filho). Em determinado momento, Léo decide simular sua morte para unir todos os amigos novamente que, como em qualquer grupo, tinham as suas desavenças.
Os dramas pessoais dos personagens vão sendo apresentados no decorrer da trama. No final, depois da farsa desfeita e sem ter procurado tratamento, Léo morre e todos se reúnem para a despedida do amigo. O que tinha feito Léo resistir tanto tinha sido a companhia dos "Queridos Amigos".
Tanto a minissérie quanto o livro de Maria Adelaide Amaral são uma celebração à amizade. Os acontecimentos históricos serviam como pano de fundo para as tramas. Na cena abaixo, que considero a mais marcante da minissérie, os amigos voltam do exílio depois do período da ditadura militar. Ao som de "O Bêbado e o Equilibrista", música emblemática da época cantada por Elis Regina, imagens reais se misturam aos personagens. Além de bela, a cena ajuda quem não viveu essa época a ter uma pequena noção do que se passou no país e me estimulou a conhecer mais essa história.
Se alguém não valoriza seus "Queridos Amigos", passaria a valorizá-los depois dessa minissérie. Eu, com certeza, valorizo muito mais os meus e os momentos que vivo com eles.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesmo com protagonista descaracterizada, "Gabriela" foi bom entretenimento

Final de "Revenge" decepciona e desvaloriza confronto entre protagonistas

The Blacklist apresenta novo gancho para trama central e introduz spin-off arriscado