"Lara com Z" brinca com imagem de Suzana Vieira

A vida e a carreira de uma estrela da TV, do cinema e do teatro foi o foco de "Lara com Z", série de Aguinaldo Silva e Maria Elisa Berredo que teve o último episódio de sua primeira temporada exibido nesta quinta-feira (7).
Engana-se, no entanto, quem pensa que a trama da série é a biografia televisiva de Susana Vieira. Quer dizer, quem pensa isso só está um pouco enganado. Contando a história da atriz Lara Romero (Susana), os autores também brincam com a imagem e a carreira da intérprete da personagem.
Na série, Lara captou uma quantia em dinheiro com o governo para fazer um filme, mas, ao invés disso, comprou um teatro e produziu uma montagem de "Macbeth". Porém, o Tribunal de Contas decidiu leiloar o teatro, pois Lara não tinha dinheiro para devolver a verba. Foi aí que ela conheceu Leandro (Humberto Martins), funcionário do Tribunal que se vê impedido de cumprir sua função por ter se apaixonado por ela. Quem quer fazer de tudo para arruinar a carreira da atriz é a crítica Sandra Heibert (Eliane Giardini), um antigo desafeto de Lara que acredita ter tido sua carreira de atriz arruinada por ela.
No último episódio, depois de ter recuperado seu teatro, Lara permite que sua maior inimiga entre em cena interpretando Lady Macbeth só para provar que Sandra não tem talento nenhum para ser atriz. Com a confirmação disso, Sandra coloca fogo no teatro interrompendo a grande reestreia de Lara.
"Lara com Z" teve um texto ácido e irônico, característica que herdou de "Cinquentinha", série dos mesmos autores e de onde foi retirada a personagem Lara Romero. Referências não faltaram a ícones da dramaturgia. Além de citar constantemente "Macbeth", frases de outras obras de Shakespeare também estiveram na boca de Lara. Quando percebeu que um valioso quadro tinha sido roubado e que o ladrão era alguém que morava em sua casa, a atriz disparou: "Há algo de podre no reino da Dinamarca", assim como dito em "Hamlet". 
O cinema também fez parte do repertório de Lara Romero. Quando a atriz jurou que nunca mais iria passar fome na vida, fazia clara alusão ao filme "E O Vento Levou"; e, quando se viu cercada por um bando de repórteres, olhou direto para a câmera e, dirigindo-se para o diretor Wolf Maya, disse que "estava pronta para seu close", assim como fez Gloria Swanson em "Crepúsculo dos Deuses".
Maria do Carmo, personagem de Susana Vieira na novela "Senhora do Destino", também teve suas frases usadas por Lara Romero que, vez ou outra, estava "varada de fome". Um bicheiro de sobrenome Improtta também cruzou o caminho de Lara Romero, tal qual Maria do Carmo. Além de brincar com a personagem de Susana, a série também brincou com a imagem que a atriz tem na mídia. O fato de Lara querer sempre parecer jovem e a autoconfiança da personagem lembram Susana Vieira muitas vezes, sempre puxando para o lado da comédia.
Com um texto sofisticado, ótimos atores e personagens divertidos, "carregados na tinta" e teatralizados, "Lara com Z" foi um bom divertimento para as noites de quinta-feira. Quem sabe, Lara Romero não volta para estrelar outra temporada. Quem viver, verá.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesmo com protagonista descaracterizada, "Gabriela" foi bom entretenimento

Final de "Revenge" decepciona e desvaloriza confronto entre protagonistas

The Blacklist apresenta novo gancho para trama central e introduz spin-off arriscado