"O Astro" mistura formatos diferentes de dramaturgia

Todo mundo sabe identificar uma novela. O mocinho se apaixona pela mocinha, são infernizados por um vilão e, somente depois de 200 capítulos, conseguem ser felizes. Todos sabem, também, identificar uma minissérie: é, geralmente, adaptada a partir de um livro e conta a história de algum personagem ou fato marcante na história do mundo. As séries, tão fáceis quanto de serem identificadas, constroem uma trama menor e mais ágil do que as novelas ou minisséries. Dadas essas características básicas, como classificar "O Astro", que a TV Globo estreou nesta terça-feira (12)?
Inspirada na obra de Janete Clair, "O Astro" apresenta a saga de Herculano Quintanilha (Rodrigo Lombardi), um homem que é preso por tentar dar um golpe na população de uma pequena cidade. Traído pelo comparsa Neco (Humberto Martins), vai para a cadeia e lá conhece Ferragus (Francisco Cuoco), que o ensina a arte da magia e do ilusionismo. Oito anos depois, quando posto em liberdade, Herculano recebe de seu mentor uma pedra ametista de sorte e decide recomeçar a vida no Rio de Janeiro, apresentando seus números de ilusionismo na casa de shows "Kosmos". É lá que ele conhece Amanda (Carolina Ferraz), uma empresária que fica instantaneamente encantada por ele. 
A trama da família Hayalla também é destaque em "O Astro". Salomão (Daniel Filho) é um importante empresário que vive em conflito com o filho Márcio (Thiago Fragoso) e com sua mulher, Clô (Regina Duarte). Durante a inauguração de um supermercado, pertencente às empresas de Salomão, Márcio decide distribuir dinheiro para que pessoas pobres possam fazer suas compras, batendo, assim, de frente com seu pai. No final do capítulo, tal qual na primeira versão, Márcio fica pelado no meio de uma festa dada por seus pais para mostrar que não se importa com os bens materiais que Salomão pode lhe dar.
"O Astro" possui características de um novelão clássico, como a maneira de apresentar os personagens e os encontros dos casais centrais da trama. Também tem cara de minissérie por conta das cenas mais ousadas e do número reduzido de capítulos: dos 186 originais terá, agora, apenas 60. E, ainda, leva jeito de série por causa da narrativa acelerada. No primeiro capítulo, inclusive, apresentou um recurso muito usado nas séries norte-americanas, de mostrar o resultado de uma ação e, em seguida, utilizar flashbacks para mostrar o que havia desencadeado aquilo. 
O elenco tem ótimos atores no elenco como Carolina Ferraz, Regina Duarte, Alinne Moraes, Selma Egrei, Marco Ricca e Daniel Filho, este último há muito tempo afastado da TV. As cenas entre Francisco Cuoco e Rodrigo Lombardi tiveram um clima de "passagem de bastão", do antigo Herculano para o novo, e prometem render bons momentos.
Baseada na trajetória do ex-ministro do Bem Estar Social da Argentina, Luiz Lopez Rega, conhecido como El Brujo, e que teve forte influência no governo Perón, "O Astro" é um produto híbrido que mistura formatos consagrados de teledramaturgia. Chame do que quiser: seja novela das 23 horas, minissérie ou seriado, tem um texto bom e uma temática interessante. Agora, é só aguardar para descobrir quem será o novo assassino de Salomão Hayalla.

O ASTRO

QUANDO: de terça a sexta

ONDE: TV Globo

HORÁRIO: na faixa das 23 horas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesmo com protagonista descaracterizada, "Gabriela" foi bom entretenimento

Final de "Revenge" decepciona e desvaloriza confronto entre protagonistas

The Blacklist apresenta novo gancho para trama central e introduz spin-off arriscado