Norma se perde na vingança em "Insensato Coração"

"Insensato Coração" apostou todas as suas fichas, desde o início, na trama de Norma (Glória Pires), a técnica em enfermagem que é enganada por um homem, vai para a cadeia e, depois de posta em liberdade, jura vingança. Meses depois, Norma finalmente teve a oportunidade de concretizar sua vingança, mas se perdeu no meio do caminho.
A personagem, nos primeiros capítulos, se apaixonou por Léo (Gabriel Braga Nunes), que pretendia roubar uma quantia em dinheiro que o patrão dela tinha guardado em casa. Quando coloca as mãos na grana, ele desaparece e ela é responsabilizada pelo crime. Depois de passar um tempo na cadeia, Norma se vê livre e decidida a se vingar de Léo.
O público pôde acompanhar toda a trajetória de Norma. Os autores, Gilberto Braga e Ricardo Linhares, optaram por não ocultar do telespectador o crescimento e as mudanças da personagem. Seu "romance" com Léo, sua permanência na cadeia, a mudança de comportamento, seu primeiro crime e o tão esperado encontro com o vilão que a enganou pareciam degraus que a técnica em enfermagem galgava para concluir seus objetivos.
No entanto, depois de encontrar e encurralar Léo, a vingança de Norma se tornou repetitiva e cansativa. A ideia de fazer dele seu escravo, submetendo-o a todo tipo de humilhação, foi boa e esperada na trama. A outra virada, quando ela volta a ceder aos encantos do vilão, também foi coerente com a personagem. Mas, depois de fazê-lo revirar o lixo e comer comida do chão, a trama estagnou e não anda para lugar nenhum.
Como poucas vezes na TV, "Insensato Coração" apresenta Norma como uma personagem complexa e cheia de nuances. Depois de seis meses de novela, é impossível definir se a técnica em enfermagem é uma vilã ou uma mocinha, vítima de um mau caráter. Inocente num primeiro momento, Norma foi se tornando fria e calculista, sendo capaz de matar a rival Araci (Cristiana Oliveira) na cadeia e se casar só por interesse. 
Porém, mesmo nos momentos cruéis, Norma mostrou um lado humano e sofrido. Depois de matar Araci, ela chora e quase não acredita no que fez. Quando se casa com Teodoro (Tarcísio Meira), decide matá-lo para herdar sua fortuna, fazendo com que a gripe que o milionário tinha evoluísse para uma pneumonia. Imediatamente após abrir todas as janelas do quarto e cobrir o marido com toalhas molhadas, Norma se arrepende e cuida do marido que, mesmo assim, é internado e acaba morrendo.
O encontro com Léo foi impactante e importante para a trama. As vezes em que fez dele "gato e sapato" também renderam bons momentos. Mas, já está na hora de alguma coisa maior acontecer nessa trama. Talvez querendo adiar o que está por vir, os autores acabaram criando uma "barriga" em "Insensato Coração" que, ao meu ver, sempre foi uma novela ágil, mas que está tendo seu andamento prejudicado pela repetição na trama de Norma. Se continuar assim, a história tão promissora pode cair num marasmo sem volta.

Comentários

  1. A serie gira em torno da feroz e louca rivalidade que é estabelecida numa escola norteamericana entre os sub-directores da mesma. Os primeiros avanços de Vice Principals são exepcionais, além de não poder negar que a participação de McBride e Walton Goggins juntos é estremamente barulhenta, já que são atores muito peculiares e de bom físico. É uma as melhores series da HBO, parece ser uma boa proposta. Você realmente não pode perder o segundo espisódio da nova série de comédia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mesmo com protagonista descaracterizada, "Gabriela" foi bom entretenimento

Final de "Revenge" decepciona e desvaloriza confronto entre protagonistas

The Blacklist apresenta novo gancho para trama central e introduz spin-off arriscado