Gilberto Braga faz mais uma vítima

Gilberto Braga não resiste. Nos últimos capítulos de "Insensato Coração", novela que escreve em parceria com Ricardo Linhares, o autor decidiu incluir em sua trama um recurso muito utilizado em sua obra. Até o último capítulo na sexta-feira (19), uma pergunta vai flutuar pela trama: quem matou Norma?
A trama da personagem de Glória Pires foi, sem sombra de dúvidas, o grande marco de "Insensato Coração". Mesmo que a técnica em enfermagem tenha se perdido um pouco na vingança, os degraus que Norma foi subindo para chegar até Léo (Gabriel Braga Nunes) prenderam a atenção de quem assistiu.
Norma é o maior insensato coração da novela. Mesmo dizendo que queria se vingar e humilhar o homem que a enganou, ela cedeu aos encantos dele e fez vista grossa para todos os seus crimes. No capítulo que foi ao ar nesta terça-feira (16), Norma abriu os olhos e descobriu que Léo só queria aplica mais um golpe. O capítulo todo, aliás, foi cercando Norma de pessoas que queriam acabar com ela.
Até sexta-feira, suspeitos vão pipocar até que seja revelado o responsável pelo crime. Eunice (Deborah Evelyn), Ismael (Juliano Cazarré), Tia Neném (Ana Lúcia Torre), Raul (Antônio Fagundes), Wanda (Natália do Valle). Suspeitos não faltam e o mistério ainda demora três capítulos para se resolver.
Gilberto Braga é mestre em incluir um "quem matou" em suas novelas. Mesmo que alguns achem que o recurso é manjado, os mistérios nos folhetins sempre prendem os telespectadores. Será que a morte de alguma antiga vítima de Braga pode dar alguma pista da morte de Norma? A lista não é pequena:

- QUEM MATOU ODETE ROITMAN?

Em parceria com Aguinaldo Silva e Leonor Bassères, Gilberto Braga tramou a morte da empresária mais odiada da TV em "Vale Tudo". Durante nove capítulos, todos os personagens especulavam sobre a morte de Odete. Assassinada com três tiros no peito, ela colecionou inimigos durante toda a trama e não foi morta por nenhum deles, mas sim pela pessoa menos provável. No fim, descobriu-se que Leila (Cássia Kiss) atirou em Odete pensando que ela era uma amante de seu marido Marco Aurélio (Reginaldo Faria).

- QUEM MATOU O BARÃO HENRIQUE SOBRAL?

Em "Força de Um Desejo", que escreveu em parceria com Alcides Nogueira, Gilberto Braga matou mais um de seus personagens. Durante uma festa, o barão Henrique Sobral (Reginaldo Faria) foi encontrado morto em seu quarto. Suspeitos, como sempre, não faltavam. Mas, de novo, a mais improvável era a culpada: Bárbara (Denise Del Vecchio) tinha sido desmascarada pelo barão e acusada de cometer outros crimes. O mistério mostrou uma trama muito bem arquitetada e resultou na melhor novela de época já feita até hoje.

- QUEM MATOU LINEU VASCONCELOS?

Braga movimentou a vida dos personagens de "Celebridade" com o mistério sobre a morte do empresário Lineu Vasconcelos (Hugo Carvana). Situações mirabolantes e personagens diversos passaram a ser apontados como responsáveis pelo crime. Diante de tantos suspeitos, poucos apostavam em Laura (Cláudia Abreu). A vilã-mor da trama chantageava Lineu para não revelar ao mundo que a música que fez do empresário e de Maria Clara Diniz (Malu Mader) pessoas famosas e ricas havia sido roubada do autor original. Tiro nele.

- QUEM MATOU TAÍS GRIMALDI?

Agora em parceria com Ricardo Linhares, Gilberto Braga incluiu um novo mistério em "Paraíso Tropical". Quem matou Taís (Alessandra Negrini), a gêmea má de Paula (também Negrini)? Seguindo a linha de "Celebridade", Braga apostou no personagem mais óbvio sem perder a coerência da trama. Olavo (Wagner Moura) "deu cabo" da vilã, pois ela havia descoberto seu plano para herdar o dinheiro do empresário Antenor Cavalcanti (Tony Ramos). O vilão, no fim, se deu mal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesmo com protagonista descaracterizada, "Gabriela" foi bom entretenimento

Final de "Revenge" decepciona e desvaloriza confronto entre protagonistas

The Blacklist apresenta novo gancho para trama central e introduz spin-off arriscado