A melhor ficção é a realidade

O que você diria sobre a cena que foi ao ar nesta segunda-feira (1), na novela "Insensato Coração", em que o banqueiro corrupto Horácio Cortez (Herson Capri) foge da prisão de helicóptero?
Provavelmente, se você assistiu ou só ficou sabendo, pode dizer: "só podia ser coisa de novela". Mas, nesse caso, a cena trouxe um pouco mais do que somente ficção para o telespectador.
Cortez havia sido condenado a seis anos de prisão pelos crimes de evasão de divisas, gestão fraudulenta e sonegação fiscal. Antes do julgamento, porém, tinha sido preso por tentar fugir do país e aguardava a sentença na cadeia. Tinha, no entanto, regalias que outros presos não tinham como comida especial regada a vinho, charutos e celular para fazer contato com o mundo além dos muros do presídio.
Quando condenado, decidiu que ia fugir. Para isso, planejou que um helicóptero voaria baixo pelo pátio da casa de detenção, atiraria nos agentes penitenciários e nos policiais e, com a confusão, ele conseguiria fugir. Coisa de novela. Onde já se viu alguém fugir da cadeia assim?
Pois isso aconteceu. Claro que não dessa maneira, já que essa é uma ficção e, se fosse 100% real, não teria nenhuma graça, mas a cena tem uma inspiração real. Em 1985, José Carlos dos Reis Encina, conhecido como Escadinha, protagonizou também uma fuga pelos ares. Escadinha foi um poderoso traficante do Rio de Janeiro e criador do Comando Vermelho. Segundo o site do jornal O Estado de São Paulo, Escadinha ficou conhecido por cometer crimes e distribuir comida, aplicando sua própria lei no morro do Juramento. Também foi um dos primeiros de uma geração de bandidos que se tornaram ídolos no morro.
Em fevereiro de 1985, ele foi preso pela segunda vez, desta vez no morro do Jacarezinho. Não resistiu à prisão dizendo que precisava repousar um pouco. E, ainda segundo a publicação, fez promessas aos jornalistas de que fugiria da prisão. Foi levado para o presídio de Água Santa, mas fez greve de fome para ser transferido para a cadeia de Ilha Grande. Lá, promoveu a festa de seu casamento, matou dois bois e recebeu convidados como integrantes de uma escola de samba.
No dia 31 de dezembro de 1985, um helicóptero pousou num descampado a 500 metros do muro do presídio. Ali, Escadinha caminhava com a mulher à espera do resgate.
Apesar de "Insensato Coração" mostrar uma fuga mais cinematográfica, a cena tinha um pezinho na realidade. Não sei se foi a intenção dos autores e nem sei se eles se inspiraram em Escadinha. Mas, que muita gente fez associação entre as duas fugas, isso eu não duvido.
Às vezes, os autores nem precisam usar suas imaginações para criar cenas mirabolantes, porque a vida real mesmo trata disso Se a vida imita a arte, aqui a arte imitou a vida. Isso prova que, de vez em quando, não existe melhor ficção do que a realidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesmo com protagonista descaracterizada, "Gabriela" foi bom entretenimento

Final de "Revenge" decepciona e desvaloriza confronto entre protagonistas

The Blacklist apresenta novo gancho para trama central e introduz spin-off arriscado