A TV só deixa burro quem quer ser assim

Sempre ouço alguma coisa do tipo: "Por que você perde tempo vendo televisão?". Eu confesso que nunca entendo o porquê daquela pessoa me fazer essa pergunta. "Por que não ver?", eu penso. Hoje, no dia da TV e de sua padroeira, Santa Clara, decidi que era o momento para responder essa pergunta.
Vejo televisão porque volto a ser criança. Descubro que existem criaturas que a vida real não produziu e que só poderiam existir sendo desenhos animados. Deixei minha imaginação voar e vi um mundo onde tudo pode acontecer. "Cavalo de Fogo", "Liga da Justiça", "Digimon", "Looney Tunes", "O Fantástico Mundo de Bobby", "Pokémon", "Freakazoid", "Pinky & Cérebro", "Corrida Maluca", "He-Man", "Popeye", "Os Jetsons", "Homem Aranha", "Tom & Jerry", "O Laboratório de Dexter", "Capitão Caverna", "Turma da Mônica", "Caverna do Dragão", "As Tartarugas Ninjas", "Pica-Pau". Cresci e descobri que os desenhos ainda podem me divertir. Continuei gostando dos clássicos, mas descobri algumas novas e ácidas animação: "Os Simpsons", "Uma Família da Pesada", "Futurama". Programas também fizeram a minha infância: "Castelo Rá-Tim-Bum", "O Mundo da Lua", "TV Colosso", "Power Rangers", "Sítio do Pica-pau Amarelo". Fui criança e fiquei entretido com esses desenhos e programas.
Vejo televisão porque gosto de folhetins, onde o mocinho se dá bem e o vilão se ferra no fim. Mas, também vi o folhetim se transformar e debater ética, valores morais, tecnologia e preconceito. Vi mocinho bater em vilão, vilão passando a perna em mocinho, político corrupto levando pedrada do povo, psicopata destruindo a vida de uma família, um casal que se conhecia de outras vidas e um homem ser clonado. Vi muita trama inventada, mas também vi a dramaturgia retratar a realidade e mostrar a construção de uma estrada de ferro no meio da floresta amazônica. Vi um grupo de artistas criando uma Semana de Arte Moderna, jovens que viveram os "Anos Dourados" e "Queridos Amigos" que celebravam a vida.
Migrei pra outro tipo de dramaturgia. Tramas mais curtas, modernas, engraçadas, misteriosas e intrigantes. Descobri que, num bairro com donas de casa desesperadas, ninguém é só o que parece ser. Vi médicos operarem pacientes com graves problemas de saúde e terem que resolver seus diversos dramas pessoais quase que ao mesmo tempo. Vi uma dupla de irmãos atrapalhada e divertida e, provavelmente, vou ver um desses irmãos sendo sepultado para a entrada de outro personagem, Vi uma família que poderia ser a sua, com brigas, questionamentos e alegrias. Vi uma médica legista resolvendo os mais diversos crimes e vi um reino distante em guerra pelo trono.
Vejo televisão porque ela pode ser uma janela para o mundo. Vi guerras, revoltas, crises, acidentes, alegrias e vitórias. Descobri que as pessoas são intolerantes com as diferenças. Vi gente pondo fogo em índio só por causa de sua origem e gente que espanca homossexuais somente por causa de suas escolhas. Descobri que a melhor arma numa luta é a informação. Vi diferentes culturas, tribos e cores. Vi gente muito diferente, mas que, no fundo, são iguais. Vi desastres naturais, massacres, desigualdades e comoções populares.
Vejo televisão para ver craques e ídolos. Vi grandes cantores nascerem, crescerem e morrerem. Vi o "Rei do Pop" virar lenda, Ayrton Senna virar mito e Ronaldo parar com a carreira que o consagrou. Vi um estádio todo gritando por um único time, vi Guga chorar de dor e vi uma seleção de vôlei conquistando um título atrás do outro.
Vejo televisão por isso! Tem gente que diz que televisão aliena. Pura herança maldita da ditadura. Tem gente que diz que televisão ilude, mas todos nós, vendo TV ou não, nos iludimos em algum momento. Tem gente que diz que televisão emburrece e não acrescenta nada. Então, provavelmente, quem diz isso está assistindo aos programas errados.
A TV é feita de dois lados: o bom e o ruim. Alguns programas são bons e sempre nos acrescentam alguma coisa, mas tem alguns que não levam a lugar nenhum. A televisão é a maior demonstração do livre arbítrio, porque quem escolhe o que vai passar é você. Se você reclama que só vê porcaria na televisão, talvez esteja precisando usar mais o controle remoto.
A informação que a televisão te traz é primária, ela te mostra os fatos e pronto. Cabe a você pesquisar as causas e os desdobramentos de um acontecimento. Só assim ganhamos conhecimento. A televisão fantasia com a história real e dramatiza os enredos, transformando aquilo numa boa ficção inspirada em fatos reais. Cabe a você pesquisar como esses fatos reais aconteceram de verdade. Os Titãs disseram que "a televisão me deixou burro, muito burro demais". A televisão não me deixou burro, ela só emburrece quem quer ser assim.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesmo com protagonista descaracterizada, "Gabriela" foi bom entretenimento

Final de "Revenge" decepciona e desvaloriza confronto entre protagonistas

The Blacklist apresenta novo gancho para trama central e introduz spin-off arriscado