segunda-feira, 1 de agosto de 2011

The Glee Project pega carona na febre dos losers

De alguns anos para cá, os reality shows pipocam aos montes pelas programações dos canais. Tem pra todos os gostos: "Big Brother", "Fama", "Ídolos", "Hipertensão", "Hell´s Kitchen", "A Fazenda"... e essa lista só aumenta! Daqui a pouco, vão fazer um reality para escolher a empregada da casa da Madonna! Nessa carona, alguém pensou: Por que não fazer um reality show para escolher um novo personagem que entraria para o elenco de "Glee"? Esse é o mote de "The Glee Project", exibido por aqui pela Fox.
Para isso, foram buscar 12 jovens que cantem, dancem , interpretem e, principalmente, sejam fanáticos por "Glee". O vencedor, ao final de dez programas, ganhará um papel na terceira temporada da série. Os participantes passam por uma bateria de testes vocais, corporais e cênicos e, a cada semana, um deles é eliminado. A tarefa de escolher quem será eliminado fica, é claro, a cargo do manda-chuva da febre "Glee", Ryan Murphy.
O curioso no critério de Murphy, no entanto, é que ele busca muito mais um tipo específico do que um talento. É importante, claro, saber cantar, dançar e atuar mas, o mais importante, é o esteriótipo que aquele participante representa para Murphy! Ele procura um "tipo" para que possa construir e criar um personagem para a série a partir disso. Por exemplo: se tal participante é gay, ou católico demais, ou o galãzinho da turma, serão essas características da personalidade da pessoa que serão transformadas em um personagem da série! O personagem não está escrito e nem pronto, será construído a partir do seu intérprete.
"The Glee Project" atinge o objetivo a que se propõe e, enquanto reality show, funciona! Quem gosta do gênero, pode se divertir com o programa. Pessoalmente, não tenho muita paciência para esses realitys musicais, que escolhem um cantor ou um bailarino! Pra ser sincero, o único tipo de reality que me atrai são os que buscam novos chefes de cozinha, como "Hell´s Kitchen" e "Top Chef"!
O que me desamina em "The Glee Project" é pensar que o vencedor vai ganhar um personagem em "Glee", que eu continou achando uma série chata e vazia. Seja no cinema, no teatro ou na televisâo, um musical precisa ter uma boa estória que o sustente, senão fica chato e só um desculpa para apresentar números musicais! Mas, em todo caso, "Glee" virou uma febre e seus fãs vão gostar do reality que escolherá o próximo "loser" da série!
Os fãs, aliás, são o motivo de um reality desse tipo existir! Afinal, qual deles não quer cantar com os outros integrantes do "Glee Club"?


THE GLEE PROJECT
Quando: todo domingo (inéditos)
Onde: Fox
Horário: 21 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário