sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Quem matou o novo Salomão Hayalla?

Agora, Inês é morta! Ou melhor: Salomão é morto! O capítulo de ontem (4) de "O Astro" trouxe de volta o mistério que rondou a TV entre os anos de 1977 e 1978, quando a primeira versão da trama foi exibida e assinada por Janete Clair.
Na ocasião, Salomão (Dionísio Azevedo) tinha sido assassinado por Felipe Cerqueira (Edwin Luisi), amante de Clô (Tereza Rachel), a esposa do empresário. O crime também tinha acontecido de maneira diferente: na primeira versão, o corpo de Salomão era encontrado na direção do carro de Clô e Felipe havia dado uma coronhada na cabeça do empresário.


Agora no remake, adaptado por Alcides Nogueira e Geraldo Carneiro, Salomão resolve dar uma festa para comemorar uma importante aliança de negócios com um grupo chinês. Mal sabia ele que, com a festa, estava reunindo diversas pessoas que queriam se livrar dele. Em dado momento, as luzes se apagam para a exibição de um vídeo que apresentava à todos os chineses que fariam negócios com o grupo Hayalla. Quando as luzes se acendem, Salomão e metade dos personagens de "O Astro" não estavam mais na sala. Do jardim, convidados e empregados veem uma movimentação estranha no segundo andar da casa do empresário. Alguém atinge Salomão e ele, que já passava mal, cai da janela de seu quarto.
A sequência que antecedeu a morte do dono do grupo Hayalla foi muito bem feita e a ideia de criar um clima de suspense que remetia à filmes antigos de mistério foi um acerto dos autores. Salomão Hayalla foi um personagem muito bem construído na trama. Distante de maniqueísmos, o empresário não era uma má pessoa mas tinha atitudes grosseiras e a mania de subestimar e subjulgar os que estavam à sua volta. Desde o início, Salomão foi desagradando uma dezena de personagens como sua esposa Clô (agora Regina Duarte) e o amante dela Felipe (Henry Castelli); os irmãos Salim (Marco Ricca), Amin (Tato Gabus) e Youssef (José Rubens Chachá); e as cunhadas Jamile (Carolina Kasting) e Nádia (Vera Zimmerman).
O bolão de apostas vai começar! Diversos palpites e dicas falsas vão aparecer a partir de agora, até o último capítulo de "O Astro" em outubro. Hoje, mais de 30 anos depois, a pergunta continua: Quem matou o Salomão Hayalla?


O ASTRO
Quando: de terça a sexta
Onde: TV Globo
Horário: na faixa das 23 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário