"O Astro" que redescobriu Regina Duarte

Atendendo a um pedido da leitora (quem diria, eu tenho uma) Mariana Zamboni, vou tecer algumas impressões sobre a participação de Regina Duarte em "O Astro".
Vivendo a ricaça um tanto quanto surtada Clô Hayalla, Regina Duarte parece ter sido redescoberta como a grande atriz que é. A personagem permite que Regina mostre um lado não muito explorado na televisão.
Regina Duarte ficou marcada como a boa moça das novelas e sempre foi difícil separá-la das Helenas de Manoel Carlos que a atriz interpretou em três oportunidades: em História de Amor (1995), Por Amor (1997) e Páginas da Vida (2006). Regina também parece ter sido carimbada com o estigma da "grande atriz que não faria qualquer papel", e talvez por isso, não tenha tido tantos personagens diferenciados na TV.
"O Astro", adaptação de Alcides Nogueira e Geraldo Carneiro a partir da obra original de Janete Clair, deu à Regina Duarte a oportunidade de mostrar que uma grande atriz pode muito mais do que interpretar a boa moça. Clô é uma personagem ressentida com a vida que levou ao lado do marido Salomão (Daniel Filho). Para fugir da infelicidade, Clô é amparada pelo amante Felipe (Henri Castelli), um mau caráter que só pensa em usufruir do dinheiro dela. Agora, com a morte de Salomão, Clô está sendo alvo de um plano de Samir (Marco Ricca), irmão de Salomão que deseja controlar as empresas da família e, para isso, propõe casamento a Clô.
Regina Duarte me parecia, no início de "O Astro", um tanto quanto exagerada em suas caras e bocas. Depois, percebi que sua interpretação casa bem com o clima que a trama remete. Mesmo sendo uma adaptação contemporânea, "O Astro" traz de volta o clima dos grandes novelões de outrora, que eram muito mais melodramáticos do que os de hoje. Regina carrega no drama porque Clô Hayalla é uma personagem oriunda de um melodrama de Janete Clair. Com isso, e junto com a trama de "O Astro", Regina Duarte parece fazer de sua atuação uma homenagem ao antigo jeito de se fazer novela.
Falando no passado, outro jeito de confirmar que Regina Duarte é mesmo uma grande atriz é acompanhar "Roque Santeiro", trama em reprise no canal Viva. Na pele da afetada Viúva Porcina, Regina pode mostrar seu lado cômico, que também nunca foi bem explorado na TV. Mandando e desmandando em Sinhozinho Malta (Lima Duarte), Porcina aparece em cena sempre aos gritos, com sotaque carregado e muitas doses de humor.
Depois de uma passagem divertida, mas confusa em "Três Irmãs"; de uma participação especial em "As Cariocas" na qual também explorou seu lado cômico não tão usual; e de sua presença relâmpago nos primeiros capítulos de "Araguaia", "O Astro" parece ter redescoberto que Regina Duarte é uma grande atriz e, como tal, capaz de muito mais do que interpretar sempre a boa moça. Seja no melodrama de uma mulher infeliz ou na comédia de uma viúva de sotaque carregado, Regina Duarte prova que dá conta do recado. Talvez falte mais ousadia oferecer papeis diferentes a ela.

O ASTRO

QUANDO: de terça a sexta-feira

ONDE: TV Globo

HORÁRIO: na faixa das 23 horas

Comentários

  1. Não assisti nenhum capítulo, mas me disseram que, as vezes, ela parece a viúva Porcina, Roque Santeiro

    ResponderExcluir
  2. Olha Cida, eu particularmente não acho que pareça. A Viúva Porcina era mais escandalosa, estridente mesmo, e menos dramática. A Clô parece ser mais angustiada e até a expressão nas cenas mais leves não me parece a Viúva Porcina, mas talvez quem te disse isso tenha observado alguma coisa que eu não vi.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mesmo com protagonista descaracterizada, "Gabriela" foi bom entretenimento

The Blacklist apresenta novo gancho para trama central e introduz spin-off arriscado

Final de "Revenge" decepciona e desvaloriza confronto entre protagonistas