"Punho de Ferro" aposta em enredo "copiado" e melhora em relação ao primeiro ano

Entre as séries que, logo depois, formariam o crossover "Os Defensores", "Punho de Ferro" sempre foi o elo mais fraco de construção desse universo Marvel no serviço de streaming Netflix. Sem a personalidade necessária para se destacar, algo que as demais souberam imprimir, o primeiro ano da atração pecou pelo roteiro arrastado e pela hesitação da narrativa em mergulhar de cabeça no misticismo da história. Agora, para a segunda temporada, fica nítido que os produtores buscaram corrigir o maior número de erros possível, usando, para isso, um enredo "copiado" de outras séries que sustentam esse universo de personagens.
Na segunda temporada, depois dos acontecimentos envolvendo a lendária K´un-Lun, Danny Rand (Finn Jones) estabeleceu-se em Nova York e, tentando não se acomodar com as facilidades proporcionadas pela fortuna a que tem direito, se divide entre um emprego de carregador de mudança e o combate ao crime pelas ruas da cidade, especialmente na região de Chinatown. Todas as noites, o Punho de Ferro tenta pacificar o bairro, alvo de uma disputa entre facções. Rand, no entanto, mostra viver um grande conflito por não entender qual o propósito dele nesse mundo e depois de tudo o que aconteceu na missão de proteger K´un-Lun.
A vigilância do protagonista pelas ruas preocupa Colleen (Jessica Henwick), que ainda convive com os próprios problemas. Depois de ajudar a acabar com O Tentáculo, a parceira de Rand decidiu deixar de lado a dedicação pelas artes marciais e se dedicou ao trabalho comunitário. Em uma tarefa de separar doações para pessoas carentes, Colleen encontra uma caixa com um brasão conhecido e passa a questionar a presença e o papel da família na vida dela.
Os conflitos pessoais de Rand e Colleen, no entanto, são colocados em segundo plano quando uma nova ameaça interrompe a paz na região. Davos (Sacha Dhawan), inconformado com o dom concedido ao irmão de K´un-Lun, volta com o propósito de roubar o punho de ferro e "limpar" o mundo, eliminando os criminosos. Ele conta com a ajuda de Joy (Jessica Stroup), que está disposta a castigar Rand e o irmão Ward (Tom Pelphrey), que, na temporada passada, esconderam segredos importantes dela.
Depois das escolhas erradas do primeiro ano, "Punho de Ferro" decide apostar em um enredo "copiado" de outras séries do mesmo universo, como "Jessica Jones" e "Luke Cage". O roteiro coloca a base da narrativa nos conflitos entre o protagonista e um vilão com motivações ambíguas e pessoais. O passado deles, cheio de questões mal resolvidas, aparece na trama para dar mais consistência aos personagens e, de fato, a melhora é perceptível, mesmo com uma história nada original.
Ainda sobre o enredo, vale destacar o desfecho da segunda temporada, que propõe uma mudança em relação ao uso do poder do punho de ferro. Tentando não dar spoilers, é preciso dizer que a escolha do roteiro pode significar, para episódios futuros, uma interessante alteração de foco e novos caminhos para a narrativa, ainda que a explicação dada para chegar a essa resolução seja um clichê.
Para fugir do roteiro arrastado da primeira temporada, e de outras séries da Marvel no Netflix, "Punho de Ferro" corrige esse problema reduzindo o número de episódios. Ao invés dos tradicionais treze episódios, a trama se divide, agora, em dez capítulos, o que traz mais agilidade e permite que a história foque apenas nos aspectos mais importantes para os conflitos se desenvolverem.
Mesmo buscando a correção de pontos fundamentais, "Punho de Ferro" ainda deixa muito a desejar em relação aos personagens. A ausência de camadas e complexidade em Danny Rand é algo que continua incomodando muito, mesmo com o roteiro que ensaia a construção desses conflitos internos. Ao longo dos episódios, o protagonista não consegue deixar de parecer raso, com personalidade indefinida e reações pouco justificadas. As melhores nuances ficam por conta de Colleen e Davos, que têm as características mais bem exploradas pela narrativa.
Em relação ao primeiro ano, "Punho de Ferro" melhorou consideravelmente. Usando um enredo "reciclado" de outras séries do mesmo universo, a atração despertou mais interesse e ganhou em agilidade. A dificuldade em desenvolver a personalidade do protagonista, mesmo trazendo novos conflitos pessoais para a história, ainda é uma característica que interfere muito no resultado final. A correção de alguns erros importantes, no entanto, ajuda a série a vislumbrar um futuro melhor.

PUNHO DE FERRO (segunda temporada)

ONDE: Netflix (todos os episódios disponíveis)

COTAÇÃO: ★★ (regular)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesmo com protagonista descaracterizada, "Gabriela" foi bom entretenimento

Final de "Revenge" decepciona e desvaloriza confronto entre protagonistas

The Blacklist apresenta novo gancho para trama central e introduz spin-off arriscado