Zapeando em 2012 - Novelas

De todos os produtos presentes na televisão do Brasil, talvez o de mais força seja a novela. E os folhetins, para o bem e para o mal, tiveram muito destaque em 2012. Entre os sucessos do ano, um trio de empreguetes e os moradores de um fictício subúrbio carioca. Por outro lado, uma fraca guerra entre sexos e a rotina de uma professora e seus alunos decepcionaram na telinha.

PONTO DE AUDIÊNCIA

- Avenida Brasil: Os embates entre a vingativa Rita/Nina (Débora Falabella) e Carminha (Adriana Esteves) fizeram dessa novela o sucesso do ano. As atitudes da protagonista e as fraquezas da vilã, por diversas vezes, inverteram os papéis e mostraram comportamentos dúbios das personagens. Mesmo que a história da vingança não seja nenhuma novidade na TV, a inovação de "Avenida Brasil" ficou por conta da geografia da trama, trazendo o subúrbio para o primeiro plano de uma novela. Atores talentosos, direção competente e linguagem rápida e cinematográfica contribuíram para transformar o folhetim em um marco da televisão brasileira.

- Cheias de Charme: Reciclando histórias como a da Gata Borralheira, a trama dos estreantes Filipe Miguez e Isabel de Oliveira conquistou o horário das 19 horas. O folhetim apresentou ao público a saga das domésticas Penha (Taís Araújo), Cida (Isabelle Drummond) e Rosário (Leandra Leal), que fizeram sucesso com um vídeo na internet e se transformaram nas Empreguetes. A vilã afetada Chayene (Cláudia Abreu) e a "curica" Socorro (Titina Medeiros) roubaram a cena e deram um toque a mais para a trama.

- Lado a Lado: Essa novela é o grande destaque no ar atualmente, mesmo que não seja um sucesso de audiência. "Lado a Lado" mostra a trajetória de duas mulheres no início do século (interpretadas por Camila Pitanga e Marjorie Estiano) em busca de liberdade. Para isso, lutam contra padrões e preconceitos da época. Uma das grandes qualidades da novela é o pano de fundo histórico, contando o surgimento do samba e o processo de favelização do Rio de Janeiro, bem como as revoltas da Chibata e da Vacina. A refinada produção e a trilha sonora também chamam a atenção. Patrícia Pillar rouba a cena como Constância, a ex-baronesa em busca de poder na recém-surgida República.
 
- Gabriela: O universo baiano de Jorge Amado ganhou uma nova versão em 2012, com o remake assinado por Walcyr Carrasco. Com muito humor e o aproveitamento de personagens que tinham pouco espaço no livro, o autor soube construir uma boa novela. Personagens como Coronel Jesuíno (José Wilker), traído pela mulher, e Dorotéia (Laura Cardoso), a beata de Ilhéus, caíram no gosto do público e fizeram sucesso nas redes sociais. No entanto, um erro muito grave foi cometido: Gabriela perdeu as características do livro e se transformou em uma clássica mocinha de novela, pura e virtuosa. O folhetim, no entanto, ganhou um ponto de audiência pelo conjunto da obra.
 
- O núcleo do tráfico de pessoas em Salve Jorge: Escrita por Glória Perez, "Salve Jorge" parece uma novela dividida em duas. A trama do tráfico de pessoas é o grande momento da novela e o que rende melhores momentos à história. As atuações das traficadas Morena (Nanda Costa) e Jéssica (Carolina Dieckmann) e das traficantes Wanda (Totia Meireles) e Lívia (Cláudia Raia) chamam a atenção em "Salve Jorge".
 
TROQUEI DE CANAL
 
- Guerra dos Sexos: Mesmo que a disputa entre homens e mulheres ainda seja um assunto recorrente na sociedade, "Guerra dos Sexos" o aborda de maneira antiga e boba. A disputa de Otávio (Tony Ramos) e Charlô (Irene Ravache) pelo controle de sua loja de departamentos não empolga, apresentando situações caricatas demais e mostrando uma rixa entre homens e mulheres que não existe mais, pelo menos não da maneira que está sendo contada na novela. O tom de chanchada dado ao texto, neste caso, tem prejudicado a narrativa, que se mostra lenta e sem assunto.
 
- Carrossel: A adaptação do SBT para o texto mexicano é o atual sucesso da emissora e conquistou a criançada. Mas, "Carrossel" ainda traz para a TV os grandes defeitos da dramaturgia do canal de Sílvio Santos. O texto, apesar de simples, não "cabe" na boca dos atores, que sempre parecem engessados em cena. Algumas crianças se destacam, mas não conseguem salvar a novela. "Carrossel" faz sucesso, mas a emissora perdeu mais uma oportunidade em levar ao ar uma dramaturgia de qualidade. Mas, então, como faz sucesso? Engana bem. "Carrossel" é bonitinha, mas bem fraca.
 
- Os outros núcleos de Salve Jorge: Mesmo que a história do tráfico de pessoas prenda a atenção em "Salve Jorge", o restante dos núcleos deixa muito a desejar. Os personagens que fazem parte desse entorno da novela parecem estar ali para fazer figuração de luxo. Excelentes atores como Ana Beatriz Nogueira, Natália do Valle e Nicete Bruno estão ali para fazer nada. Tomara que a autora tenha alguma carta na manga para os núcleos secundários de "Salve Jorge".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesmo com protagonista descaracterizada, "Gabriela" foi bom entretenimento

Final de "Revenge" decepciona e desvaloriza confronto entre protagonistas

The Blacklist apresenta novo gancho para trama central e introduz spin-off arriscado