"Grey´s Anatomy" estreia 15ª temporada privilegiando vida afetiva dos personagens

É difícil apontar quais enredos "Grey´s Anatomy" ainda não abordou ao longo de 15 temporadas no ar. Mortes, romances, desentendimentos, tragédias, desenvolvimento profissional, praticamente tudo já virou enredo da atração criada por Shonda Rhimes. Depois de uma escorregada leve e da retomada do interesse pela história, que voltou a focar mais na protagonista, a série estreou a 15ª temporada privilegiando a vida afetiva dos personagens e os conflitos provocados por esse caminho mais sentimental.
Depois da traumática morte do marido e de um romance sem importância, Meredith (Ellen Pompeo) começa o novo ano da série sentindo que precisa retomar a vida amorosa. Isso fica claro por conta das fantasias que a médica tem com o colega Andrew DeLuca (Giacomo Giannotti), com o novo médico do Grey Sloan Memorial Hospital, do qual falaremos mais adiante, e até com o amigo Jackson Avery (Jesse Williams), que mantém um relacionamento com a irmã dela, Maggie Pierce (Kelly McCreary).
A vida amorosa de Meredith também vira tema de discussão de uma das pacientes do hospital, que se envolveu em um acidente e acabou descobrindo a necessidade de passar por transplantes de órgãos. A mulher que recebe cuidados médicos trabalha como uma espécie de "cupido" e se dispõe a ajudar a protagonista a encontrar um novo amor.
O acidente que envolveu a paciente de Meredith também vitimou outra jovem, que acabou gravemente ferida no lugar de Avery e Maggie, que poderiam ter sido atingidos por um veículo. O fato faz o médico, sempre cético, a procurar respostas sobre a crença em religiosidade, além, é claro, de gerar uma dedicação pessoal na recuperação da vítima.
O episódio duplo de estreia da nova temporada também mostra os ajustes feitos por Owen (Kevin McKidd) e Amelia (Caterina Scorsone) para retomarem o relacionamento; a volta efetiva de Altman (Kim Raver), grávida de Owen; a lua-de-mel frustrada de Karev (Justin Chambers) e Jo (Camilla Luddington); e a busca da chefe Miranda Bailey (Chandra Wilson) por um substituto interino.
A novidade do elenco fica por conta dos médicos Nico Kim (Alex Landi) e Atticus Lincoln (Chris Carmack) ao Grey Sloan Memorial, considerados profissionais respeitados da ortopedia. Lincoln inclusive, que prefere ser chamado de Link, é um dos alvos das fantasias de Meredith, que passa a evitar o novo médico nos corredores do hospital.
Não há novidades na estreia da 15ª temporada de "Grey´s Anatomy", que segue a fórmula já consagrada sem qualquer variação. O que o roteiro faz, nos primeiros episódios, é indicar o caminho que deve ser seguido ao longo da trajetória. A aposta parece privilegiar a vida afetiva dos personagens, especialmente depois de um 14º ano mais focado na carreira deles. Com o foco novamente em Meredith, a médica deve ser a mais afetada por essa escolha da história, o que pode ser bom para a construção da protagonista.
No mais, os dois primeiros episódios foram protocolares e, se não avançaram, também não comprometeram o andamento da série. O humor continua presente, os personagens seguem carismáticos e o elenco parece cada vez mais confortável com os papéis desempenhados na trama. Os novos atores inseridos na atração, por enquanto, são só promessas, mas podem ajudar a dar movimentação à narrativa.
"Grey´s Anatomy" continua no caminho certo, tentando fugir do desgaste focando nos diversos aspectos da vida da protagonista. Apesar de ser a principal privilegiada, o foco afetivo da história também deve atingir os demais personagens, que podem ter uma temporada movimentada. Para melhorar, o surgimento de uma novidade não faria mal ao futuro da atração, que segue fórmulas já exploradas antes.

GREY´S ANATOMY (décima quinta temporada)

ONDE: ABC (Estados Unidos); Canal Sony (Brasil; estreia marcada para 29 de outubro)

COTAÇÃO DA ESTREIA: ★★★ (boa)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesmo com protagonista descaracterizada, "Gabriela" foi bom entretenimento

Final de "Revenge" decepciona e desvaloriza confronto entre protagonistas

The Blacklist apresenta novo gancho para trama central e introduz spin-off arriscado