"Behind The Candelabra" reafirma a televisão americana como celeiro de bons projetos

Já chamada por aí como "A Era de Ouro da Televisão", o atual cenário apresentado pela TV americana é bastante animador, com uma produção fértil, diversificada e de muita qualidade. Além da propagação das séries, as minisséries e os telefilmes têm garantido espaço nas grades de programação dos canais, explorando e aprofundando caminhos, muitas vezes, renegados por Hollywood.  "Behind The Candelabra", telefilme da HBO vencedor de 11 Emmy´s, é o mais recente sucesso do gênero e, com isso, corrobora a tese de que a televisão vive mesmo uma boa fase.
"Behind The Candelabra" conta um pouco da história do famoso pianista Liberace (Michael Douglas), um artista aclamado pelo mundo do entretenimento norte-americano. Espalhafatoso, Liberace vive uma vida luxuosa, regada a champanhe, carros e joias. Após uma apresentação em Las Vegas, ele conhece Scott (Matt Damon) e passa a viver um relacionamento com o rapaz, sem que o público que o acompanha saiba de sua opção sexual.
Liberace proporciona a Scott todo o conforto que a vida de um astro pode proporcionar, comprando roupas, joias, carros e outros artigos de luxo para o amante. Vaidoso, o pianista influencia o namorado a fazer cirurgias plásticas, que o tornam parecido com Liberace. A vida ao lado do artista, porém, não traz apenas felicidade para Scott. Inseguranças também estão presentes no relacionamento dos dois, e isso faz com que Scott torne-se usuário de drogas e medicamentos.
No auge da crise no relacionamento, e como já havia acontecido com outros amantes do pianista, Scott é dispensado por Liberace. Retomando sua vida, um dia, Scott se depara com uma biografia do pianista com quem se relacionou e se espanta ao ver relatados ali os diversos relacionamentos de Liberace com mulheres. Tendo escondido por toda a vida sua homossexualidade, Liberace, perto da morte em decorrência de Aids, chama Scott e pede que ele jamais revela a história dos dois.
Dirigido por Steven Soderbergh, "Behind The Candelabra" chegou à televisão após ser rejeitado no cinema, mas parece, enfim, ter encontrado a plataforma e o momento certo para ser levado ao grande público. Depois do elogiado "Virada no Jogo", a HBO decidiu apostar na história de Liberace e o fez com muita competência. Roteiro, produção e direção de arte não devem, em nada, às produções dos grandes estúdios de Hollywood.
Baseado no livro "Behind The Candelabra - My Life With Liberace", escrito pelo próprio Scott, o roteiro passeia pela vida de luxo do pianista mostrando a história e as escolhas de Liberace a partir do ponto de vista do namorado. Para isso, o telefilme contou com o impecável trabalho de Michael Douglas, que conseguiu representar os trejeitos e timbres do pianista. Matt Damon também se destaca, imprimindo todas as frustrações e inseguranças do personagem, que são importantes para o andamento da trama.
Em exibição na HBO Brasil desde a semana passada, "Behind The Candelabra" aparece na TV americana como mais um produto de qualidade, reafirmando o bom momento da televisão, que só é possível graças aos projetos certeiros dos canais. A atual "Era de Ouro da Televisão Americana" mostra para as outras emissoras do mundo que apostar em qualidade, sem subestimar o telespectador, é a grande chave do sucesso no ramo permitindo, inclusive, que a teledramaturgia explore caminhos que o cinema ainda não alcançou.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesmo com protagonista descaracterizada, "Gabriela" foi bom entretenimento

Final de "Revenge" decepciona e desvaloriza confronto entre protagonistas

The Blacklist apresenta novo gancho para trama central e introduz spin-off arriscado