Décima temporada de "Grey´s Anatomy" aponta desgaste na fórmula que consagrou a série

Quando uma série está no ar por muitos anos, é natural que haja um desgaste de sua fórmula. Para manter o interesse pelo programa, é necessário que os roteiristas tenham talento suficiente para reverter a situação e criar ganchos e desfechos que surpreendam. "Grey´s Anatomy" estreou, em 26 de setembro, nos Estados Unidos, sua décima temporada com o desafio de se reinventar.
No episódio especial de duas horas, vemos os médicos do Grey Sloan Memorial Hospital às voltas com os efeitos da tempestade e do apagão que atingiram Seattle. Depois de um parto complicado, Meredith (Ellen Pompeo) curte a chegada de seu filho mas, na verdade, gostaria de estar ajudando todos a socorrer as vítimas da tempestade. Com o pronto-socorro lotado, os médicos precisam lidar, ainda, com suas próprias tragédias pessoais.
Callie (Sara Ramirez) e Arizona (Jessica Capshaw) estão enfrentando uma crise conjugal, que faz com que Callie e a filha passem a viver na casa de Meredith. April (Sarah Drew) é outra que está sofrendo do coração. Após ter aceitado o pedido de casamento do novo namorado, ela ainda parece balançar por Jackson (Jesse Williams). Karev (Justin Chambers) também começa a temporada engatando um romance com Wilson (Camilla Luddington), que promete ser conturbado, como todos os relacionamentos dele.
As tragédias do primeiro episódio ficam por conta de Richard Webber (James T. Pickens) e Heather Brooks (Tina Majorino). Eletrocutado no final do nono ano da série, Webber passa o episódio todo entre a vida e a morte, mobilizando a atenção de Meredith, Cristina (Sandra Oh) e Bailey (Chandra Wilson). Brooks também é eletrocutada, porém não resiste ao trauma na cabeça que sofreu na queda e morre.
Analisando tecnicamente, tudo funciona bem no começo da décima temporada de "Grey´s Anatomy". Produção, roteiro regular e elenco experiente resultam em um produto bem acabado e satisfatório. Porém, a série parece estar caminhando para um desgaste da fórmula que a consagrou. Não é de hoje que as tramas apresentadas pela criadora do programa, Shonda Rhimes, não trazem grandes novidades ou mudanças à "Grey´s". Soluções dramatúrgicas como tragédias, mortes e conflitos amorosos já foram utilizadas muitas vezes, de maneiras diversas, o que faz com que a série perca o frescor.
"Grey´s Anatomy" ainda é uma boa série da TV americana e seu sucesso não pode ser contestado, já que está no ar há dez anos. Para que uma série seja totalmente consagrada, porém, é necessário que os criadores saibam ponderar até que ponto é importante mantê-la em atividade. Quando a criatividade começa a ficar comprometida, talvez seja a hora de parar e saber fazer isso é um fator fundamental para o sucesso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesmo com protagonista descaracterizada, "Gabriela" foi bom entretenimento

Final de "Revenge" decepciona e desvaloriza confronto entre protagonistas

The Blacklist apresenta novo gancho para trama central e introduz spin-off arriscado