"Modern Love" é o alívio que todos precisam para encarar o mundo lá fora

Divulgação/Amazon Prime Video
O mundo parece mais pesado, não? Eu sei, já virou chavão dizer isso, mas também é verdade. Estamos presenciando discursos frequentes de ódio, casos explícitos de intolerância e violência crescerem, e até uma preocupante falta de empatia para encarar essas notícias e os próprios seres humanos. O amor, de qualquer tipo, parece estar ficando escasso. Por isso, o lançamento da série "Modern Love", da Amazon Prime Video, é oportuno e, ao mesmo tempo, um alívio ao período turbulento que estamos vivendo.
"Modern Love" é uma antologia formada por oito histórias diferentes, todas baseadas em uma popular coluna do jornal The New York Times. Criada por John Carney, também responsável por escrever e dirigir a maioria dos episódios, a produção tem o amor como matéria-prima e busca formas de retratar e inspirar afeto.
As histórias dos episódios são independentes, mas há, no capítulo final, uma poética convergência entre elas, que não pode ser melhor detalhada sob risco de spoilers. Na primeira história, por exemplo, o espectador é apresentado a um tipo de amor que nos acostumamos a chamar de amizade. Maggie (Cristin Milioti) vive longe da família, mas encontrou, em Nova York, cenários de todas as tramas, o carinho de Guzmin (Laurentiu Possa), o porteiro do prédio dela. À princípio, os cuidados do personagem podem ser confundidos com um ciúme atribuído aos casais, mas a relação entre eles é mais complexa e ultrapassa qualquer julgamento.
Um dos melhores episódios é o protagonizado pela atriz Anne Hathaway, que interpreta uma competente advogada atormentada por achar que precisa esconder o fato de ser bipolar dos colegas de trabalho e dos homens com quem se relaciona. Oscilando entre momentos de euforia e profunda tristeza, Lexi (Hathaway) se isola e enfrenta sozinha os problemas, sem considerar que o afeto pode ser uma ferramenta importante para encarar essa condição.
Divulgação/Amazon Prime Video
Outra ótima trama é a de Yasmine (Sofia Boutella) e Rob (John Gallagher Jr.), um casal que vai parar no hospital no meio de um encontro. Começando em um tom de comédia, o episódio vai direcionando o espectador para um olhar mais sensível sobre aqueles indivíduos, afetados por questões muito atuais, como uma constante ansiedade.
"Modern Love" reúne histórias para mostrar diversas configurações de amor, sentimento que não surge só dos casais e permeia todas as relações verdadeiras. Amores românticos, amores amigos, amores antigos, amores estranhos, todos lutando por espaço em um mundo de insegurança, ansiedade e intolerância. A aceitação do outro, por mais diferenças que existam entre os indivíduos, também é um tema importante da série.
Como geralmente acontece com as antologias, a produção é um pouco desregular, com alguns episódios bem melhores do que outros. Muitas vezes, o roteiro recorre a clichês para a construção de personagens e narrativas, mas é inegável que a fórmula funciona e, no todo, resulta em um boa maratona.
O elenco é uma atração à parte. Nomes mais conhecidos do grande público, como Anne Hathaway, Dev Patel, Tina Fey e Andrew Scott, se misturam a outros ótimos intérpretes menos populares, como Laurentiu Possa, John Gallagher Jr e Cristin Milioti.
"Modern Love" é o alívio que todos precisam para ganhar força e encarar o mundo lá fora, se deixando inspirar pelas histórias e propagando cada vez mais amor, sentimento que, mesmo não parecendo, resiste em incontáveis espaços. Se algum dos episódios não te deixar com os olhos cheios d´água, o que é bem difícil, é sinal de que você está precisando de doses maiores desse afeto, portanto, o recomendado é ver mais de uma vez.

MODERN LOVE (primeira temporada)

ONDE: Amazon Prime Video

COTAÇÃO: ★★★★ (ótima)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesmo com protagonista descaracterizada, "Gabriela" foi bom entretenimento

Final de "Revenge" decepciona e desvaloriza confronto entre protagonistas

The Blacklist apresenta novo gancho para trama central e introduz spin-off arriscado