"Esquenta!": popular sem pudor

Uma bagunça organizada. Uma festa onde entra quem quiser. Tem japonês arriscando uns passos ao som de uma bateria de escola de samba, tem cosplayers curtindo um grupo de pagode, tem ex-presidente da república que fala sobre drogas e inflação, tem desfile de cabelos para definir qual é a melhor escova. Esse é o "Esquenta!", programa que a TV Globo exibe aos domingos até abril, quando estreia sua nova grade de programação.
Apresentado por Regina Casé, o programa é assumidamente popular. Popular de uma maneira positiva, claro. Temos a mania de assimilar essa característica à pobreza de conteúdo e ao barraco na TV. Muitos do profissionais que trabalham na televisão dizem isso: "eu faço um programa popular". Mas, o que vemos são barracos, baixarias e afins.
Aqui, o popular é aplicado da melhor maneira possível, ou melhor, aqui o programa é verdadeiramente popular. Com uma miscelânea de convidados, "Esquenta!" tem a cor, a cara e o som do Brasil. De um Brasil junto e misturado, que faz churrasco com pagode no domingo e que, de repente, vira um batidão de funk até alguém pegar um violão e transformar tudo isso num barzinho com música ao vivo.
O programa já reuniu Mart´nália, Gilberto Gil, Dona Ivone Lara, Fernando Henrique Cardozo, Beth Carvalho, Arlindo Cruz, Martinho da Vila, Lula, Rodrigo Santoro, Os Havaianos. Misturou o funk com a cultura japonesa, "Ne Me Quitte Pas" com bateria de escola de samba, desfile de moda da favela com o São João do Maranhão. Parece não fazer sentido nenhum, mas faz.
Talvez, uma das maiores qualidade do programa seja a plateia. É só olhar para ela e você vê o Brasil, com seus diferentes rostos, jeitos e gostos. Ninguém é obrigado a gostar de tudo que é apresentado ali, mas não é que a mistura de estilos de vida, gêneros musicais e culturas ficou interessante. Uma ótima pedida para um domingo de bobeira na hora do almoço. Um programa popular sim, qual o problema?

ESQUENTA!

QUANDO: todo domingo

ONDE: TV Globo

HORÁRIO: 12h30

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesmo com protagonista descaracterizada, "Gabriela" foi bom entretenimento

Final de "Revenge" decepciona e desvaloriza confronto entre protagonistas

The Blacklist apresenta novo gancho para trama central e introduz spin-off arriscado