"Once Upon A Time" retorna com história em Camelot e transformação de protagonista

Floresta Encantada, Terra do Nunca, Oz, Arendelle e, agora, Camelot. Nos contos de fadas de "Once Upon A Time", chegou a vez dos habitantes de Storybrooke se renderem à fábula do Rei Arthur e dos Cavaleiros da Távola Redonda. Na estreia da quinta temporada, que ocorreu no último domingo (27), o mundo medieval é o cenário dos principais conflitos dessa nova fase, que terá a ida da protagonista para "o lado negro da força" e a busca pelo poderoso mago Merlin.
O novo ano retoma a história a partir da transformação de Emma (Jennifer Morrison) em Senhora das Trevas, que aconteceu no fim da temporada passada. Os novos poderes da protagonista fazem com que ela seja transportada para o mundo das histórias, onde Emma fica sob a influência das trevas que vivem nela. Lá, ela decide procurar Merlin, o único que ela acredita poder ajudá-la a se livrar dos poderes da adaga amaldiçoada.
Enquanto luta contra a influência do mal, personificado na figura de Rumplestilskin (Robert Carlyle), Emma conhece Mérida (Amy Manson London), que busca uma magia para encontrar seus irmãos. O problema é que a protagonista também precisa do mesmo recurso para encontrar Merlin, o que fará com que Emma tente resistir ao instinto obscuro de matar Mérida.
Enquanto isso, em Storybrooke, Branca de Neve (Ginnifer Goodwin), Regina (Lana Parrilla) e companhia tentam arrumar um jeito de chegar até Emma. A abertura de um portal parece ser a única maneira de os personagens reencontrarem a nova Senhora das Trevas, mas só quem pode lançar o feitiço é Zelena (Rebecca Mader), presa em uma cela e sob o controle mágico de Regina. Com a ajuda de Gancho (Colin O´Donoghue), a Bruxa Má do Oeste consegue se libertar e abrir o portal. Só que a esperteza de Regina faz com que Zelena seja controlada novamente e, de quebra, leva todos até Emma.
O episódio dá um salto no tempo e revela uma mudança drástica na história, com todos os personagens de volta à Storybrooke e Emma totalmente no controle de seus poderes do mal, já assumindo o papel de Senhora das Trevas. O que aconteceu até esse desfecho, no entanto, é apagado da memória de todos e deve ser revelado ao longo da temporada.
Seguindo a mesma estrutura narrativa dos outros anos, "Once Upon A Time" mostra criatividade no primeiro episódio, apresentando a transformação da protagonista em vilã. O recurso de, logo de cara, revelar importantes desfechos da nova fase da história, para, depois, "desenrolar" os detalhes, mostra a presença de um roteiro bem planejado e confiança dos autores nas reviravoltas da trama.
A principal qualidade da série, aliás, continua presente na quinta temporada. Mesmo sendo inspirada por contos de fadas, a trama subverte o gênero ao imprimir maior complexidade aos personagens. Aqui, até mesmo o mais cruel dos vilões é capaz de atitudes virtuosas, da mesma forma que um mocinho pode ser responsável por maldades, antes, impensáveis para as histórias infantis.
A criatividade continua jogando a favor de "Once Upon A Time", que, agora, aposta na procura por Merlin e nas mudanças de Emma para agradar o público nessa temporada.  Resta saber se Camelot influenciará bem esse conto de fadas de personagens nada convencionais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesmo com protagonista descaracterizada, "Gabriela" foi bom entretenimento

Final de "Revenge" decepciona e desvaloriza confronto entre protagonistas

The Blacklist apresenta novo gancho para trama central e introduz spin-off arriscado