Perguntas que "Dark" precisa responder na terceira e última temporada

Divulgação/Netflix

O drama alemão "Dark" é daquelas séries que deixam mais dúvidas do que responde perguntas para o espectador ao final de cada temporada. É esperado, no entanto, que o terceiro e último ano da produção, que chega à plataforma de streaming Netflix no dia 27 de junho, apare as arestas da ficção científica e esclareça as questões que ficaram pendentes nos episódios anteriores.
Ao mesmo tempo em que diverte, "Dark" é um entretenimento que não acaba com os episódios. As dúvidas geram curiosidades que estimulam conversas entre amigos, pesquisas na internet e a elaboração de teorias sobre os desfechos reservados para o final da série.
Conceitos de tempo são desenvolvidos a partir do desaparecimento de um garoto, em uma pequena cidade alemã. Depois disso, a narrativa hipnotizante mostra as ligações entre passado, presente e futuro, além da interferência de pessoas e objetos nesses períodos. O "Paradoxo de Boostrap", citado em alguns episódios, é fundamental para entender a trama. A teoria fala de objetos e informações que viajam no tempo e acabam tendo a origem incerta, criando ciclos de causa e efeito.
Ambientada em tempos diferentes nas duas primeiras temporadas, "Dark" é um mosaico de acontecimentos que precisam de atenção para serem organizados em uma linha temporal. No terceiro ano, um novo fator deve ser acrescentado a essa equação: além das viagens no tempo, as jornadas entre mundos diferentes também vão influenciar nos acontecimentos da produção.
Pensando nas dúvidas que ainda precisam ser respondidas pela série, resolvi listar algumas delas e até levantar algumas teorias sobre o que pode vir pela frente. É sempre bom avisar que o texto contém spoilers, caso o leitor ainda não tenha terminado de ver as duas temporadas já lançadas.

- Como Jonas se transformou em Adam?

Na segunda temporada, Jonas (Louis Hofmann), que estava em 2053, encontra a Partícula de Deus na antiga usina nuclear e, seguindo orientações gravadas por Claudia Tiedemann (Julika Jenkins), consegue estabilizar a energia e abrir um portal no tempo. O protagonista viaja para 1921, onde encontra o jovem Noah (Max Schimmelpfennig) e conhece Adam (Dietrich Hollinderbäumer). Conversando com o líder do Sic Mundus, organização que nega a existência de Deus e quer criar um mundo que possa ser controlado, Jonas descobre, através de uma marca no pescoço, que ele e Adam são a mesma pessoa. Ainda não foi revelado, no entanto, como o protagonista deixou de ser a esperança da história e se transformou na principal ameaça. Quando essa dúvida for respondida, também deve ser possível entender como o Sic Mundus se organizou e começou a reunir seguidores em torno das promessas de criação de um mundo melhor. Porém, talvez valha a pena quebrar a cabeça com uma questão que vai na direção oposta: Adam é realmente Jonas?

- Quem tirou Charlotte dos pais e por quê?

Uma das grandes revelações do segundo ano de "Dark" foi a origem de Charlotte (Karoline Eichhorn). A história mostrou que ela é filha da Elisabeth do futuro (Sandra Borgmann) com Noah (Mark Waschke) e foi levada de volta ao passado para ser criada por H.G. Tannhaus (Christian Steyer), avô postiço e também autor do livro que influencia boa parte dos acontecimentos da história. Também é revelado que Adam sabia de tudo e nunca contou sobre o paradeiro de Charlotte para Noah, por alguma razão ainda desconhecida. Mas, quem levou Charlotte do futuro para o passado e por quê? Se fosse para apostar agora, diria que foi Claudia, já que, ao encontrar com a versão idosa da personagem para matá-la, Noah disse que ela tinha tirado tudo dele. Não descartaria que Agnes (Antje Traue), a irmã de Noah, possa estar envolvida nessa trama, uma vez que ela e Claudia tinham uma ligação.

- O que estava escrito na carta entregue a Jonas por Noah e como isso envolve Magnus, Bartosz e Franziska?

Perto do apocalipse de 27 de junho de 2020, a versão jovem de Noah (Max Schimmelpfennig) aparece diante do Jonas adulto (Will Beinbrink) e entrega uma carta que diz ser de Martha (Lisa Vicari). Sem revelar o conteúdo, Jonas mostra espanto e descobre ter uma missão: salvar Magnus (Christian Hutcherson), Bartosz (Paul Lux) e Franziska (Gina Stiebitz), o que acaba acontecendo depois com o uso de uma das máquinas do tempo. O que estava escrito na carta? Para que momento da linha temporal eles foram levados? É o que devemos descobrir na nova temporada. Por enquanto, só é possível presumir que o destino desses personagens está ligado ao Sic Mundus, já que uma versão mais velha de Magnus aparece à serviço de Adam. Quando isso é revelado, uma mulher está com ele, que pode ser Franziska. Se isso for verdade, falta saber o que houve com Bartosz.

- Quem é o homem morto pela versão jovem de Noah?

Já que falamos no destino de Bartosz, uma dúvida deixada na série pode ser respondida no terceiro e último ano: quem é o homem (Roman Knizka) que é morto logo no início da segunda temporada pelo jovem Noah? Em uma conversa, esse homem revela duvidar das intenções de Adam e não acreditar nos planos do líder do Sic Mundus para criação de um mundo sem Deus e o tempo. Diante das afirmações, Noah diz que o homem em questão perdeu a fé e o mata com uma picareta. Esse personagem desconhecido tinha uma tatuagem da Tábua de Esmeralda, o símbolo que inspira a organização de Adam. Afinal, quem ele é e que importância tem na história? Seria ele Bartosz, levado do futuro para o passado pela versão adulta de Jonas? É uma possibilidade.

- Quem escreveu o caderno de couro carregado por Claudia e Noah?

Ao longo das duas primeiras temporadas, aparece um caderno de couro com uma Triqueta na capa. Dentro estão anotações sobre o destino dos personagens. A versão idosa de Claudia e Noah são os que aparecem mais tempo com o caderno, mas outros personagens também têm acesso ao conteúdo, como Tronte Nielsen (Walter Kreye) e Peter Doppler (Stephan Kampwirth). Até agora, no entanto, a origem das anotações não foi explicada. Quem organizou o caderno? Vale lembrar que Adam tinha interesse nas páginas arrancadas por Claudia, as mesmas que revelaram a Noah que Charlotte era filha dele.

- Qual o envolvimento real de Aleksander na trama?

Aleksander Tiedemann (Peter Benedict) é um personagem que parece mais envolvido na trama de "Dark" do que aparenta. A versão jovem dele (Béla Gábor Lenz) aparece na cidade em 1986, ferida por um tiro, e salva Regina (Lydia Makrides), a futura esposa dele. Logo depois, ele procura emprego na usina e é designado por Claudia para cuidar do material radioativo que foi escondido pela empresa. Nesse período da história, é revelado que ele esconde dois passaportes: um com o nome de Aleksander Köhler e outro identificado como Boris Niewald. Em 2020, o personagem é investigado por Clausen (Sylvester Groth), que cisma com o fato de o diretor da usina ter adotado o nome da esposa na década de 80, quando isso não era comum. Aleksander é preso por falsidade ideológica depois que Clausen revela ser irmão do dono de um dos passaportes que está com o personagem e que sumiu em 1986. Aleksander está mais envolvido na história do que aparenta? Só a terceira temporada pode dizer.

- Jonas não existe no mundo paralelo que vai ser apresentado?

No fim da segunda temporada, após a morte de Martha, uma Martha de um mundo paralelo aparece durante o apocalipse e diz que precisa levar Jonas com ela. Nas imagens de divulgação da terceira e última temporada, essa Martha parece ocupar, no mundo dela, o lugar de protagonista que Jonas tem na trama apresentada até aqui. Ela surge, inclusive, com o casaco amarelo que marca o personagem e é colocada em situações semelhantes. A dúvida que fica é: Jonas não existe nesse mundo paralelo de onde veio essa Martha? Por que? Nesse mesmo raciocínio, considerando que o protagonista e Adam são a mesma pessoa, podemos considerar que essa Martha também é líder de uma organização como o Sic Mundus nessa realidade paralela? Será que a história tem um Adão (Adam em inglês) e uma Eva (Eve), já que referências religiosas estão presentes desde o início?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesmo com protagonista descaracterizada, "Gabriela" foi bom entretenimento

Final de "Revenge" decepciona e desvaloriza confronto entre protagonistas

The Blacklist apresenta novo gancho para trama central e introduz spin-off arriscado