"Comédia MTV": deve haver limite para uma piada?


Uma discussão levantada por um quadro do programa "Comédia MTV" e a repercussão na mídia me fizeram parar para pensar sobre os limites de uma piada. No quadro em questão, a trupe de comediantes faz uma paródia da "Casa dos Artistas", aqui chamada de "Casa dos Autistas". Marcelo Adnet, Fábio Rabin, Paulinho Serra e companhia interpretam autistas confinados em uma casa, como em um reality show.
Depois de levado ao ar, o quadro foi repudiado por brincar com um tema sério como o autismo. De acordo com o blog da jornalista Patrícia Kogut, do jornal O Globo, a MTV se posicionou pedindo desculpas sobre o ocorrido. O mesmo fez Marcelo Adnet, que publicou uma retratação em seu blog.
Um dos erros cometidos por diversos veículos de comunicação, ao divulgarem notícias sobre o ocorrido, é creditarem a responsabilidade unicamente ao Marcelo Adnet. Óbvio que ele é responsável sobre o que foi levado ao ar, mas é uma responsabilidade coletiva. Todos são responsáveis. Mas, na maioria das notícias publicadas na internet, Adnet é responsabilizado praticamente sozinho pelo quadro: "foi no programa do Adnet", "o quadro do programa Comédia MTV, apresentado por Marcelo Adnet" e por aí vai.
Se não me engano, outras pessoas faziam parte do quadro. Sem contar os roteiristas e diretores do programa, que também tem que entrar nessa responsabilização coletiva. Agora, se a imprensa quer quantificar as responsabilidades individuais, Marcelo Adnet deveria ser o menos responsabilizado, afinal, não fez nenhuma imitação de um autista.
Saindo do campo da responsabilidade, que deve ser creditada a todos os envolvidos, o quadro também levanta a discussão sobre os limites de uma piada. Pessoalmente, acho que não deve existir limites para o humor. Fazer piadas com assuntos sérios significa, muitas vezes, fazer com que pensemos sobre assuntos espinhentos e pouco discutidos. O que existe é bom ou mau gosto, piada boa ou ruim.
Apesar de dizer que o humor não deve ter limites, acho que o quadro "Casa dos Autistas" é de extremo mau gosto, grosseiro mesmo. Foi uma piada mal contada, desrespeitosa como tantas que já ouvimos. Mas, um comediante não pode ter limites e amarras para fazer humor, mas deve saber admitir que errou na piada. "Casa dos Autistas" foi um erro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesmo com protagonista descaracterizada, "Gabriela" foi bom entretenimento

Final de "Revenge" decepciona e desvaloriza confronto entre protagonistas

The Blacklist apresenta novo gancho para trama central e introduz spin-off arriscado