"Chegadas e Partidas": reality show de verdade


O gênero do programa já diz tudo: reality show. Mas, não pense que esse é mais uma dessas atrações que confinam participantes em uma casa ou escolhem um novo cantor, que será um ídolo no país. "Chegadas e Partidas", que o GNT estreou em março, é uma reality show de verdade. Não é uma pseudo-realidade, como acontece no "Big Brother". Afinal, não é real confinar não sei quantas pessoas que não se conhecem em uma casa vigiada por câmeras, 24 horas por dia.
No caso de "Chegadas e Partidas", o programa lida com emoções reais, de pessoas que não estão lá para representar papeis para as câmeras. Astrid Fontenelle procura histórias curiosas e emocionantes no saguão do Aeroporto Internacional de Guarulhos. Como quem não quer nada e de um jeito que só ela consegue, Astrid ouve e se envolve com muitas histórias.
Foi emocionante o encontro com uma mulher esperando a filha, que mora na Austrália e que chegaria com o marido. A certa altura do papo, Astrid questiona a mulher sobre a vontade de ter um neto. "Eles são muito boêmios", diz ela desacreditando dessa possibilidade, pelo menos por enquanto. Eis que, no desembarque, surgem a filha e o genro com uma surpresa: em um cartão, a foto da ultrassonografia indicando a gravidez e a futura chegada de um neto.
Dificilmente as histórias apresentadas no programa não serão emocionantes. Astrid parece ter olho clínico e faro aguçados para escolher o personagem certo para o programa. Uma mãe adolescente esperando o marido peruano, que foi impedido de entrar no país por ser ilegal; uma filha que vai ver o pai depois de anos; uma mãe que está prestes a reencontrar o filho, que se mudou para longe; um casal de namoradas que se conheceu pela internet e tem que se separar para resolver como vão ficar juntas.
Diversas pessoas vem e vão dos aeroportos todos os dias. Com elas, histórias de dor, de amor, de sofrimento e de paixão. "Chegadas e Partidas" é o que se pode chamar de um verdadeiro reality show e usa, para isso, o material mais rico e fértil do que qualquer imaginação de um autor: a emoção humana.

CHEGADAS E PARTIDAS

ONDE: GNT

QUANDO: toda quarta-feira

HORÁRIO: 21h30

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesmo com protagonista descaracterizada, "Gabriela" foi bom entretenimento

Final de "Revenge" decepciona e desvaloriza confronto entre protagonistas

The Blacklist apresenta novo gancho para trama central e introduz spin-off arriscado